SELEÇÃO DE LEVEDURAS OBTIDASDE AMEIXA E UVA ATRAVÉS DE FERMENTAÇÃO ESPONTÂNEA PARA USO EM PÃES

  • Thiago Maia Maia ALVES Unoesc-Videira
  • Fabiana Andreia Shafer de Martini Soares Unoesc-Videira
  • Edson Luiz de Souza Unoesc

Resumo

As leveduras são de grande utilidade para a panificação e com o surgimento da biotecnologia teve enorme incremento comercial e desenvolvimento tecnológico, onde se proporcionou redução de custo e facilitou a fabricação de pães. Neste estudo objetivou-se a selecionar e identificar leveduras que foram obtidas da fermentação espontânea de ameixa e uva. Foram retirados 100 uL do mosto de uva e ameixa e passado para placas contendo ágar MRS, incubadas em anaerobiose e aerobiose em estufa a 35 ºC. Após tempo de incubação realizou-se o teste de coloração de gram e microscopia óptica, buscando apenas microrganismos gram positivos. Por morfologia foram separadas 4 leveduras aeróbicas gram positivas, onde foram transferidas para tubos contendo caldo Mycosel e deixados por 48h em estufa a 35 ºC. Realizou-se contagem de leveduras viáveis em câmara de Neubauer, utilizando-se 0,5g de levedura comercial para comparar o crescimento dos isolados. A contagem dos microrganismos isolados variou entre 1,52x10-5; 6,25x10-4; 1,062x10-5; 1,47x10-6 UFC.mL-1. Já a levedura comercial foi 4x10-6 UFC.g-1. Concluiu-se com esses resultados uma concentração relativamente parecida entre os testes, o que seria uma ferramenta para melhor explorar o potencial dessas leveduras para fabricação de pães.

Biografia do Autor

Edson Luiz de Souza, Unoesc
Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Santa Catarina, mestrado (2003) e doutorado (2010) em Ciência e Tecnologia Agroindustrial pela Universidade Federal de Pelotas. Atualmente é professor e pesquisador da Universidade do Oeste de Santa Catarina e pesquisador da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina. Tem experiência na área de Fruteiras de Clima Temperado, Ciência e Tecnologia de Alimentos e Biotecnologia (bebidas).
Publicado
28-08-2018
Como Citar
ALVES, T. M. M., Soares, F. A. S. de M., & Souza, E. L. de. (2018). SELEÇÃO DE LEVEDURAS OBTIDASDE AMEIXA E UVA ATRAVÉS DE FERMENTAÇÃO ESPONTÂNEA PARA USO EM PÃES. Seminário De Iniciação Científica, Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão E Mostra Universitária. Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/18712
Edição
Seção
Videira - Pesquisa