ESCOLA E EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE MUDANÇA: DESAFIOS E ESTRATÉGIAS

Autores

  • Andrieli Musckopf ALT Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Clenio LAGO UNOESC-SMO

Resumo

Fez-se um mapeamento dos desafios e estratégias vivenciados pelas escolas e professores da ADR de São Miguel do Oeste/SC, diante do contexto de mudanças que vem ocorrendo na educação em meio esse tempo de mudanças, apoiado na Hermenêutica Filosófica em que a formação se efetiva enquanto acontecimento formativo autoformativo no âmbito da intersubjetividade. As informações coletadas por meio de técnica de grupo focal, com professores, gestores e orientadores de sete escolas da ADR de São Miguel do Oeste/SC e analisadas com base nas categorias: desafios de ordem pedagógica (indisciplina, os desafios das novas tecnologias e o excessivo número de informações, o distanciamento entre família e escola, dificuldade de planejamento coletivo dos professores); estratégias (planejamentos mensais com os professores, programas de prevenção à violência em conjunto com órgãos sociais, regulação do uso dos celulares); desafios de ordem de gestão (ausência dos familiares ou responsáveis no cotidiano das ações escolares, limitações financeiras, gestão de conflito entre professores e o esgotamento dos professores); estratégias (articulação entre escola e entidades sociais). Percebe-se o esvaziamento do sentido da escola, vista mais como um lugar em que se precisa estar; a necessidade de olhar a educação, a comunidade escolar como um amplo lugar formativo, privilegiado de relações face a face em que as diferenças, as diversidades não apenas constituam-se como expressão de conflito, mas de formação enquanto autoformação.

 

Palavras-chave: Escolas; Desafios; Estratégias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Clenio LAGO, UNOESC-SMO

Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2011); Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (2000); Graduado em Filosofia - Faculdades Franciscanas (1996). Professor do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado em Educação da Unoesc, vinculado à Linha de Pesquisa - Processos Educativos e nos dois respectivos grupos de pesquisa da linha (Formação Docente e Práticas de Ensino;GEPeFE - Estudos e Pesquisas em Filosofia e Educação). Atua com os temas: Conhecimento e Educação; Hermenêutica e Educação. Diversidade, Alteridade e Educação. Estética e Educação. Coordenador Institucional do Projeto Estratégias e ações multidisciplinares... - CAPES/ODEDUC, n. 12386..

Downloads

Publicado

28-08-2018

Como Citar

ALT, A. M., & LAGO, C. (2018). ESCOLA E EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE MUDANÇA: DESAFIOS E ESTRATÉGIAS. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/18668

Edição

Seção

PIBIC - CNPq