ASPECTOS ANTROPOMÉTRICOS E FATORES MOTIVACIONAIS PARA A PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA EM ADOLESCENTES

Resumo

A identificação e a avaliação das dimensões motivacionais, e seus fatores intervenientes, apresentam-se como ferramentas importantes na compreensão do comportamento humano voltado à adesão à prática de atividades físicas. O objetivo deste estudo foi analisar os aspectos cineantropométricos e fatores motivacionais para a prática de atividade física em adolescentes. A amostra foi constituída por 42 estudantes, com idades de 11 a 14 anos. Foram avaliados as necessidades psicológicas básicas (autonomia, competência e relacionamento), a motivação e satisfação para a prática das aulas de educação física, o nível de atividade física, e o índice de massa corporal.  Os resultados apresentam valores baixos relacionados à necessidade psicológica básica de autonomia (2.8 sobre 5 pontos), e maiores valores de competência (3.7 sobre 5 pontos) e relacionamento (3.9 sobre 5 pontos). O índice de autodeterminação (IAD=6.7) utilizado para avaliar a motivação dos estudantes, bem como a satisfação para a prática das aulas de educação física (2.8 sobre 5 pontos) também apresentaram baixos valores. A amostra foi classificada como sedentária, havendo somente 3 estudantes classificados como ativos. A maior parte (n=23) dos estudantes foi classificada com peso normal, mesmo assim houve 10 estudantes com sobrepeso, 8 obesos e 1 baixo peso. Sugere-se que novos estudos sejam realizados para analisar a relação entre os baixos valores de motivação, sentimento de autonomia e satisfação para a prática das aulas de educação física e o consequente sedentarismo entre os estudantes.

Biografia do Autor

Rudy José Nodari Júnior, Universidade do Oeste de Santa Catarina
Professor da Universidade do Oeste de Santa Catarina, coordena o Laboratório de Fisiologia do Exercício desta Instituição e é membro permanente do programa de pós-graduação nível mestrado (Mestrado em Biociências na Saúde - em formação).
Publicado
28-08-2018
Como Citar
Bof, T., Fin, G., Jesus, J., & Nodari Júnior, R. (2018). ASPECTOS ANTROPOMÉTRICOS E FATORES MOTIVACIONAIS PARA A PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA EM ADOLESCENTES. Seminário De Iniciação Científica, Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão E Mostra Universitária. Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/18662
Edição
Seção
Joaçaba - Pesquisa