PLANO DE NEGÓCIO: LOJA DE ROUPAS PLUS SIZE, AS NOVAS CURVAS DA MODA

  • Josiane Fantin Menegon Deon UNOESC
  • Marielli Peres da Silva Guedes UNOESC
  • Ivonez Xavier de Almeida UNOESC
  • Tânia Aparecida Durigon UNOESC

Resumo

O Plano de Negócio objetivou identificar a viabilidade econômica e financeira para a implantação de uma loja de roupas Plus Size na cidade de Videira-SC. O pouco tempo destinado às refeições, ansiedade, depressão, stress, entre outros fatores intitulados como “o mau do século”, são alguns dos aspectos que levam parte da população brasileira ao aumento de peso. Se por um lado esta constatação é um fator de saúde pública, por outro, pode ser uma oportunidade de mercado, pois, todos buscam conforto, diversidade em tamanhos, cores, cortes, tecidos, afim de manter sua autoestima elevada. Para implantação desse negócio estima-se um investimento de R$ 154.952, sendo parte de capital próprio e parte de capital de terceiros. A projeção de receita, custos e despesas foi realizada para um período de três anos, derivando assim, a projeção dos fluxos de caixa e indicadores de desempenho. As receitas perfazem um montante de R$ 2.381.305 e um lucro de R$ 359.024 , representando um percentual de 15% sobre as receitas. O retorno do capital investido (payback simples) se dará num prazo de 2,6 anos. O valor presente líquido (VPL) representou um montante de R$ 110.039 e a taxa interna de retorno (TIR) ficou em 82%, com taxa mínima de atratividade (TMA) de 15%. Considerando as análises de mercado e projeções financeiras, conclui-se que este negócio é viável econômica e financeiramente, funadamentado nos cálculos do Plano de Negócio e na expectativa de crescimento do setor.
Publicado
28-08-2018
Como Citar
Deon, J. F. M., Guedes, M. P. da S., Almeida, I. X. de, & Durigon, T. A. (2018). PLANO DE NEGÓCIO: LOJA DE ROUPAS PLUS SIZE, AS NOVAS CURVAS DA MODA. Seminário De Iniciação Científica, Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão E Mostra Universitária. Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/18653
Edição
Seção
Joaçaba - Ensino