MULHERES QUE NÃO PILOTAM TANQUES: EXPERIÊNCIAS DE MOTOCICLISTAS NO OESTE DE SANTA CATARINA

Autores

  • Taize Hollas Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC - Pinhalzinho
  • Anderson Schuck

Resumo

Apesar de ser uma prática secular, o uso da motocicleta para os mais variados fins, tem se intensificado no número de usuários na atualidade, dentre eles um maior contingente de mulheres. Vale destacar aqui que o empoderamento feminino e a desconstrução dos papéis de gênero, são os maiores motivadores desta mudança, proporcionando que as mulheres buscassem por posições que antes não eram possíveis, seja no motociclismo quanto na sociedade. Neste contexto, propomos esta pesquisa de conclusão de curso de graduação em Psicologia com o interesse de compreender as experiências e as escolhas destas mulheres pelo exercício do motociclismo. Também buscar-se problematizar como se dá a construção das identidades individuais e grupais dessas mulheres, que por sua vez estão buscando mais espaço nesse meio e desafiando os padrões de masculinidades, criando suas próprias regras e valorizando seus próprios interesses. Identidades essas que se formam a partir de um conflito de identificações e de idealização de papéis de gêneros. O presente projeto será desenvolvido com 8 mulheres motociclistas associadas a Moto Clubes femininos da Região Oeste de Santa Catarina, procurando dialogar com suas experiências, a relação com o machismo no motociclismo, como se reconhecem como mulheres nesse cenário e como lidam com as forças sexistas que afirmam que moto é coisa pra homem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Taize Hollas, Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC - Pinhalzinho

Graduanda do curso de Psicologia

Downloads

Publicado

28-08-2018

Como Citar

Hollas, T., & Schuck, A. (2018). MULHERES QUE NÃO PILOTAM TANQUES: EXPERIÊNCIAS DE MOTOCICLISTAS NO OESTE DE SANTA CATARINA. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/18588

Edição

Seção

São Miguel do Oeste - Ensino