MAPEAMENTO DOS EGRESSOS DOS CURSOS DE PEDAGOGIA DAS UNIVERSIDADES COMUNITÁRIAS DA MESORREGIÃO DO OESTE CATARINENSE: UM ESTUDO DE CASO (UNOESC 2011-2016)

  • Isis Dalla Costa Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Maria de Lourdes Pinto de Almeida Universidade do Oeste de Santa Catarina

Resumo

O atual projeto de pesquisa foi desenvolvido em conjunto com um projeto macro do Grupo Internacional de Estudos e Pesquisas de Educação Superior – GIEPES Unicamp. O problema a ser resolvido é o que a Universidade se pergunta na contemporaneidade diz respeito a formação do pedagogo: o dilema se põe entre formar e não formar este profissional de acordo com os interesses do mercado de trabalho. Para estudo, foi investigado todos os cursos de Pedagogia oferecidos pelos campi da Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC). A pesquisa tem como objetivo de contribuir com órgãos acadêmicos no âmbito das Universidades envolvendo uma avaliação e proposição de uma nova estruturação curricular de acordo com as visões curriculares dos egressos diante do Curso de Pedagogia, para mapear por onde eles andam e o que eles estão fazendo depois de formados. Fizemos um estudo com egressos do ano de 2011 à 2016, para uma visão mais atual do curso na Universidade. A importância de analisar e ter conhecimento da perspectiva do Egresso é que possa ser feita uma possível mudança no currículo do curso, proporcionando uma formação ainda mais qualificada, enaltecendo de forma ampla os conhecimentos de âmbito teórico e prático.
Publicado
28-08-2018
Como Citar
Dalla Costa, I., & Pinto de Almeida, M. de L. (2018). MAPEAMENTO DOS EGRESSOS DOS CURSOS DE PEDAGOGIA DAS UNIVERSIDADES COMUNITÁRIAS DA MESORREGIÃO DO OESTE CATARINENSE: UM ESTUDO DE CASO (UNOESC 2011-2016). Seminário De Iniciação Científica, Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão E Mostra Universitária. Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/18582