ANÁLISE QUANTITATIVA E QUALITATIVA DE DIFERENTES MARCAS DE IOGURTE

  • Cristiane Pain Universidade Do Oeste De Santa Catarina
  • Susiane Migliavacca Chiamulera
  • Rafaela Gubert
  • Leonardo Piccoli Metzdorf
  • Cristiano Nunes Nesi

Resumo

O consumidor escolhe um alimento pelo seu nível de qualidade sensorial, formado do conjunto de aparência, textura, sabor e aroma, que provocam reações de desejo ou rejeição do consumidor ao alimento. A avaliação sensorial é essencial para pesquisar o mercado consumidor e melhorar a qualidade do alimento. O experimento foi conduzido em laboratório, utilizando quatro marcas comerciais de Iogurte, sabor morango, sendo elas Aurora, Elegê, Frimesa e Tirol. Foi utilizado o delineamento experimental em Quadrado Latino, buscando avaliar Cor, Sabor, Textura, Impressão, Aroma e pH. Para realizar as avaliações foram utilizados quatro avaliadores, e as amostras dos iogurtes foram enumerados e colocados em recipientes de 50 ml. As amostras foram sorteadas aleatoriamente e colocadas em ordem de sorteio em frente ao avaliador, após cada amostra foi submetida a análise e os avaliadores atribuíam notas de 1 a 9 para cada amostra em perguntas comumente feitas pelos consumidores. Os valores obtidos foram submetidos ao teste de comparação de médias, sendo que dentre os aspectos avaliados, somente o pH apresentou diferiu significativamente dentre as amostras analisadas.
Publicado
28-08-2018
Como Citar
Pain, C., Migliavacca Chiamulera, S., Gubert, R., Piccoli Metzdorf, L., & Nunes Nesi, C. (2018). ANÁLISE QUANTITATIVA E QUALITATIVA DE DIFERENTES MARCAS DE IOGURTE. Seminário De Iniciação Científica, Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão E Mostra Universitária. Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/18576