UM CASO NA ESCOLA: INTOLERÂNCIA RELIGIOSA COM A UMBANDA

  • João Marcos de Lima
  • Patrick Zawadzki Universidade do Oeste de Santa Catarina. Universidade do Estado de Santa Catarina.

Resumo

Os relatórios governamentais apontam que as religiões afro-brasileiras registram o maior número de vítimas de intolerância religiosa, 60% delas são feitas por seguidores de Umbanda e Condomblé. Na âmbito escolar o problema também está presente. Neste relato, descreve-se um caso de experiência vivida durante a formação escolar e aponta argumentos para embasar futuras intervenções.  Um adolescente de 13 anos possuía seus pais seguidores da religião da Umbanda, utilizavam guias de proteção e imagens de seus orixás. No momento em que seus companheiros de escola souberam, começaram a acusá-lo de macumbeiro, dizer que essa prática era coisa do diabo e que ele deveria frequentar a igreja para se salvar. Logo, a criança começou a ser rejeitada na escola, inclusive durante as práticas em sala de aula. Resultou que o aluno acabou abandonando a prática de seus pais, e inclusive, jogando fora suas guias. Entretanto, também deixou de frequentar a escola porque não se identificou mais com seus colegas simplesmente porque se sentia ameaçado. Como o professor pode ajudar? Quatro pontos foram desenvolvidos para criar argumentos que evitem a intolerância religiosa. Primeiro, direito ao lívre-arbítro, cada pessoa escolhe o caminho a seguir desde que não prejudique o outro. Segundo, o Brasil é um país laico, defende a liberdade religiosa de todos os seus cidadãos. Terceiro, nínguém é melhor do que ninguém, somos diferentes, mas podemos aprender muito se tentarmos nos entender. E quarto, envolver as famílias e instituições religiosas dos envolvidos para ressaltar valores morais em comum.

Biografia do Autor

Patrick Zawadzki, Universidade do Oeste de Santa Catarina. Universidade do Estado de Santa Catarina.

Mestrando em Ciências do Movimento Humano, pelo CEFID-UDESC. Doutorando em Educaçao Física, Atividade Física e Esporte pelo INEFC_UB. Professor da UNOESC-Chapecó.

Publicado
28-08-2018
Como Citar
Lima, J. M., & Zawadzki, P. (2018). UM CASO NA ESCOLA: INTOLERÂNCIA RELIGIOSA COM A UMBANDA. Seminário De Iniciação Científica, Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão E Mostra Universitária. Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/18558