AVALIAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA E SENSORIAL DE ESPUMANTE MOSCATEL ENVASADO EM LATA DE ALUMÍNIO

Autores

  • Patrícia Conte
  • Edson Luiz de Souza Unoesc
  • Maria Rita Chaves Rita Chaves NOGUEIRA
  • Fabiana Andreia S. de Martini SOARES

Resumo

A indústria de bebidas vem se desenvolvendo muito nos últimos anos no Brasil. Isso porque novos produtos são criados e novas tecnologias estão sendo utilizadas pelas empresas, fato que tem ganhado destaque no mercado e consequentemente, tem aumentado o portfólio de produtos oferecidos aos consumidores. Quando se refere a bebidas alcoólicas, um dos produtos que mais cresceu em termos de variedade e volume de produção foram os vinhos espumantes, que antigamente eram pouco conhecidos e de difícil acesso aos consumidores, e com o passar dos anos conquistaram seu espaço no ramo de bebidas. Os produtos encontrados no mercado são envasados tradicionalmente em garrafas de vidro. Essa embalagem é vista como algo que dá ao produto maior sofisticação e elegância, porém apresenta algumas dificuldades de manipulação e transporte. Uma alternativa para superar essas dificuldades seria inserir nesse mercado as embalagens metálicas para envase e venda desse tipo de espumante. No presente trabalho foi estudada a qualidade do espumante Moscatel envasado em latas de alumínio, trinta dias após o envase, comparadas às envasadas em garrafas de vidro, através de análises de estabilidade, testes sensoriais e físico-químicos, objetivando-se validar a utilização dessa embalagem para espumantes. Os testes apresentaram bons resultados da embalagem metálica, indicando boa opção de sua utilização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edson Luiz de Souza, Unoesc

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Santa Catarina, mestrado (2003) e doutorado (2010) em Ciência e Tecnologia Agroindustrial pela Universidade Federal de Pelotas. Atualmente é professor e pesquisador da Universidade do Oeste de Santa Catarina e pesquisador da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina. Tem experiência na área de Fruteiras de Clima Temperado, Ciência e Tecnologia de Alimentos e Biotecnologia (bebidas).

Downloads

Publicado

28-08-2018

Como Citar

Conte, P., Souza, E. L. de, NOGUEIRA, M. R. C. R. C., & SOARES, F. A. S. de M. (2018). AVALIAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA E SENSORIAL DE ESPUMANTE MOSCATEL ENVASADO EM LATA DE ALUMÍNIO. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/18522

Edição

Seção

Videira - Pesquisa

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>