DOCÊNCIA E BULLYING: COMPREENSÃO DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS

  • Pamela Willenbring
  • Fábio Augusto Lise Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC

Resumo

O Bullying é considerado um fenômeno que se caracteriza principalmente por atos de violência que ocorrem de forma repetitiva e intencional contra uma ou mais vítimas, esse se diferencia de outras formas de violência pela sua persistência e intencionalidade e é caracterizada pelo abuso de poder e por acontecer de forma física e psicológica. Esse fenômeno é um problema de saúde pública que está presente em diversos contextos e atinge sujeitos independente de idade e cultura, sendo ainda uma forma de violência complexa que afeta a qualidade de vida a curto e longo prazo de todos os envolvidos. Assim sendo, a presente pesquisa objetiva compreender quais são os conceitos e discursos que professores universitários de uma universidade do Oeste de Santa Catarina têm sobre o bullying. Trata-se de uma pesquisa tranversal, descritiva e de abordagem mista, que se utilizará de uma entrevista estruturada para a coleta dos dados. A amostra do estudo será de 100 professores adultos jovens na faixa etária de (25 á 40 anos) atuantes na Universidade do Oeste de Santa Catarina de Chapecó. As informações serão analisadas a partir da análise de conteúdo de Bardin. O estudo parte da hipotese que os professores universitários em sua maioria apresentaram dificuldades em conceituar o bullying confundindo este processo com outras formas de violência. Cabe salientar que e as distorções desses conceitos podem levar a um aumento na incidência de alguns tipos de violência.

Biografia do Autor

Pamela Willenbring
Acadêmica do curso de Psicologia da Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC
Fábio Augusto Lise, Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC
Docente do curso de Psicologia da Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC
Publicado
28-08-2018
Como Citar
Willenbring, P., & Lise, F. A. (2018). DOCÊNCIA E BULLYING: COMPREENSÃO DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS. Seminário De Iniciação Científica, Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão E Mostra Universitária. Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/18496
Edição
Seção
Chapecó - Pesquisa