REFLETINDO SOBRE AS HABILIDADES SOCIAIS DE PROFISSIONAIS DA ÁREA DA EDUCAÇÃO

  • Raísa Klee Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Orientadora Tânia Regina Aosani

Resumo

O texto trata de um trabalho acadêmico realizado por meio do Componente Curricular de Psicologia e Habilidades Sociais desenvolvido pelos estudantes do 4º período do Curso de Psicologia, Campus de Pinhalzinho/SC. O estudo teve por objetivo aproximar o coteúdo teórico do componente com a prática de pesquisa acadêmica. A turma foi dividida em pequenos grupos e cada grupo escolhia uma área profissional que tinham contato para perquisar sobre habilidades sociais. Neste caso, foi realizada uma entrevista com profissionais da área da educação a fim de conhecer a percepção de professores e pedadogogos sobre as principais habilidades sociais que consideravam necessárias ao desenvolvimento de suas atividades cotidianas, sobretudo na atualidade. Foram realizadas quatro (04) entrevistas com profissionais da educação, do sexo feminino, sendo 01 professora com formação em letras, 02 professoras de educação infantil e 01 professora aposentada. As principais habilidades sociais apontadas pelas participantes foram: a paciência (4), a empatia (3), afetividade (3) e controle das emoções (2), seguidas de outras caracteríticas como: força de vontade, tolerância, domínio de conteúdo, comunicação e a criatividade. Através do estudo foi possível observar a variedade de atribuições de habilidades sociais que os entrevistados consideram como necessárias às suas práticas cotidianas. A atividade proposta foi importante para o desenvolvimento do interesse acadêmico pela pesquisa, sobretudo, da importância do estudo e discussão sobre habilidades sociais na psicologia.
Publicado
28-08-2018
Como Citar
Klee, R., & Aosani, O. T. (2018). REFLETINDO SOBRE AS HABILIDADES SOCIAIS DE PROFISSIONAIS DA ÁREA DA EDUCAÇÃO. Seminário De Iniciação Científica, Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão E Mostra Universitária. Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/18464