AVALIAÇÃO DA EFICIÊNCIA DE CONGELAMENTO DE MIÚDOS SUÍNOS EM TÚNEL ESTÁTICO DE UM FRIGORÍFICO NO OESTE CATARINENSE

  • Patrícia Roberta BELEGANTE UNOESC
  • Eliane Maria De Carli UNOESC
  • Luana Andressa Bassani UNOESC

Resumo

O consumo de carne suína cresceu consideravelmente nas últimas décadas, sendo um dos principais produtos exportados pelo Brasil. Os subprodutos, como os miúdos, estão retornando ao centro da indústria global de carnes, provocando uma mudança no aproveitamento da carcaça, que passa de cortes nobres para cortes de aproveitamento e miúdos. Este trabalho teve como objetivo avaliar a eficiência de congelamento de miúdos suínos em um frigorífico no oeste de Santa Catarina. Foram avaliados dois tipos de miúdos, pé e língua, em diferentes locais e posições em um túnel de congelamento estático, com relação ao intervalo de tempo necessário para os produtos atingirem temperatura mínima de -18ºC. Os registros dos dados de temperatura foram obtidos com o auxílio de um data logger. Os produtos foram comparados em relação a diferentes posições no interior do túnel de congelamento, identificando assim locais mais e menos favorecidos pelo fluxo de ar frio. Concluiu-se que o Local 1 é o que possui maior eficiência de congelamento, levando um espaço de tempo menor para atingir a temperatura mínima de -18ºC, enquanto que o Local 2 é o mais desfavorecido. 

Biografia do Autor

Patrícia Roberta BELEGANTE, UNOESC
Engenheira de alimentos
Eliane Maria De Carli, UNOESC
Professora e  Coordenadora do Curso de Engenharia de Alimentos.
Luana Andressa Bassani, UNOESC
Acadêmica do Curso de Farmácia
Publicado
28-08-2018
Como Citar
BELEGANTE, P. R., De Carli, E. M., & Bassani, L. A. (2018). AVALIAÇÃO DA EFICIÊNCIA DE CONGELAMENTO DE MIÚDOS SUÍNOS EM TÚNEL ESTÁTICO DE UM FRIGORÍFICO NO OESTE CATARINENSE. Seminário De Iniciação Científica, Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão E Mostra Universitária. Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/18388
Edição
Seção
São Miguel do Oeste - Ensino