PIBID E RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: EXPERIÊNCIAS EM ANDAMENTO NA UNOESC

Autores

  • Adriana Sernajoto UNOESC
  • Roselange Zenere Baretta

Resumo

O processo de formação inicial do curso de pedagogia da Unoesc, concomitantemente às atividades normais, relacionadas à matriz do curso, desenvolve a iniciação à formação docente, oportunizando aos academicos o contato com as escolas desde a primeira fase do curso. Assim, em convênio com a CAPES, oportuniza o Pibid e o Residência Pedagógica, que são ações da Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação. O Pibid  além de proporcionar aos discentes na primeira metade do curso de licenciatura uma aproximação prática com o cotidiano das escolas públicas de educação básica e com o contexto em que elas estão inseridas, também estimula, desde o início de sua formação, a observação e a reflexão sobre a prática profissional no cotidiano das escolas. Já o Residência, além de induzir o aperfeiçoamento do estágio curricular supervisionado nos cursos de licenciatura, promove a imersão do licenciando na escola de educação básica, a partir da segunda metade de seu curso, também deverá  contemplar, entre outras atividades, regência de sala de aula e intervenção pedagógica, acompanhadas por um professor da escola com experiência na área de ensino do licenciando e orientada por um docente da sua Instituição Formadora. A experiência da Unoesc em relação ao Pibid, é avaliada como positiva, mesmo que tenha sido em outro formato. Já em relação ao Residência, é uma novidade, uma vez que o programa é novo em todo país, o que causa expectativas em relação à sua implementação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Sernajoto, UNOESC

Área das Humanidades.

Downloads

Publicado

28-08-2018

Como Citar

Sernajoto, A., & Baretta, R. Z. (2018). PIBID E RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: EXPERIÊNCIAS EM ANDAMENTO NA UNOESC. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/18386

Edição

Seção

Joaçaba - Ensino

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>