DESENVOLVIMENTO DE RAÇÃO HIPERCALÓRICA/HIPERLIPÍDICA COMO ALTERNATIVA PARA INDUZIR A OBESIDADE EM RATOS WISTAR

  • Janice Kovaleski
  • Francielle Garghetti Battiston Unoesc Campus Xanxerê

Resumo

A obesidade é definida como um excesso de adiposidade corporal, reconhecida como problema de saúde pública, tornando-se uma das cinco maiores causas de morte no mundo, ocorrendo tanto em países desenvolvidos ou não. Essa condição clínica se tornou alvo de vários estudos experimentais em animais de laboratório, sendo estudada com o emprego de dietas hiperlipídicas e hipercalóricas. Esses tipos de dieta possuem vários protocolos, mas poucas combinações descritas entre elas. Desse modo, o objetivo foi desenvolver uma ração associando alto teor calórico e lipídico visando substituir a ração de padaria.  Para o desenvolvimento da ração foi utilizada ingredientes já padronizados contendo ração comercial, chocolate ao leite,  amendoim e bolacha maisena numa proporção de 3:2:2:1, também acrescida banha de porco à mistura, na proporção de 1, visando aumentar o teor de lipídeos. Os ingredientes foram moídos e misturados com água destilada para obtenção de uma massa pastosa, e a partir dessa massa foram feitas pequenas bolas (simulando pellets) e secadas por 24h a 60°C em estufa. A palatividade foi testada em ratos Wistar, divididos em dois grupos: experimental, recebia ração experimental e controle, recebiam ração comercial. Os animais recebiam ração 3 vezes por semana de maneira controlada - mensuração da quantidade oferecida e sobras. Os animais do grupo experimental apresentaram consumo de 12% superior quando comparado com o grupo controle, demonstrando ser aceita pela palatividade dos animais, podendo ser utilizada para promover alterações metabólicas relacionadas à obesidade.

Palavras-chave: Adiposidade. Lipídeos. Pellets. Palatividade.

Biografia do Autor

Janice Kovaleski
Acadêmica do Curso de Ciências Biológicas da Unoesc Xanxerê.
Francielle Garghetti Battiston, Unoesc Campus Xanxerê
Professora dos Cursos de Ciências Biológicas, Educação Física e Enfermagem da Unoesc Campus de Xanxerê e professora nas áreas de Biologia Celular, Histologia, Embriologia e Fisiologia animal.
Publicado
28-08-2018
Como Citar
Kovaleski, J., & Battiston, F. (2018). DESENVOLVIMENTO DE RAÇÃO HIPERCALÓRICA/HIPERLIPÍDICA COMO ALTERNATIVA PARA INDUZIR A OBESIDADE EM RATOS WISTAR. Seminário De Iniciação Científica, Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão E Mostra Universitária. Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/18368
Edição
Seção
Xanxerê - Ensino