JOVEM GUARDA: UM LEGADO CULTURAL

  • Ana Maria Pereira Oliveira unoesc
  • Italo Vivan Unoesc

Resumo

O presente trabalho refere-se a construção da aprendizagem adquirida no componente curricular “HISTÓRIA DA MUSICA POPULAR BRASILEIRA, desenvolvido num projeto de pesquisa voltado para a MPB, “A Jovem Guarda”. Os objetivos foram: Pesquisar os elementos históricos, estruturais e estilísticos da música popular brasileira e conhecer o repertório dos compositores dos intérpretes significativos do período histórico-estilísticos e os gêneros de Música Popular em especial da Jovem Guarda. Foram realizadas leituras e debates acerca do período histórico cultural e musical. Na extensão foi realizada uma entrevista com o locutor “Bolinha”, que possui um grande  acervo musical e vivenciou este momento da música no Brasil. Fundamentou-se a pesquisa com os conceitos da MPB no Brasil, ratificandoque surgiu a partir de uma mistura de ritmos vindos dos europeus, africanos e indígenas e ao longo do tempo novas culturas foram se introduzindo no Brasil. A partir da década de 1950, o cenário cultural brasileiro passou a vivenciar a popularização dos meios de comunicação e o contato com as manifestações de outros países como o rock’n’roll, compositores brasileiros identificaram-se com as músicas e as letras de Elvis Presley, Beatles e Rolling Stones, motivando-os a reproduzirem esse novo gênero musical com letras ambientais nos cenários brasileiros. Os cantores embalados pelo som das guitarras elétricas e do ritmo ditado das baterias e a TV abrindo espaço de popularização os artistas como  Roberto Carlos, Erasmo Carlos, Wanderléia entre outros. O aprendizado foi excelente.

Biografia do Autor

Ana Maria Pereira Oliveira, unoesc

área de Ciências da Educação

Departamento Educação

Publicado
28-08-2018
Como Citar
Oliveira, A. M., & Vivan, I. (2018). JOVEM GUARDA: UM LEGADO CULTURAL. Seminário De Iniciação Científica, Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão E Mostra Universitária. Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/18348
Edição
Seção
Joaçaba - Extensão