O DIFÍCIL DESAFIO NA DISSEMINAÇÃO DO CONHECIMENTO ACADÊMICO-CIENTÍFICO

  • Marilda Pasqual Schneider Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Tailândia Guzzi Danielewicz Universidade do Oeste de Santa Catarina

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo efetuar estudo sobre a evolução histórica do periódico, enquanto mecanismo estruturado e formal de comunicação e disseminação do conhecimento científico, evidenciando transformações por que passou e resistências ao longo desta trajetória evolutiva até tornar-se um dos instrumentos da atualidade mais utilizados na difusão do conhecimento acadêmico-científico. O estudo segue pressupostos da pesquisa exploratória fazendo uso de técnicas da investigação teórica, documental e empírica. Discorre sobre o surgimento dos periódicos científicos, demonstrando sua evolução nos mais de quatro séculos de sua existência. Reconstitui a trajetória histórica de um periódico científico vinculado à área da educação, a partir do qual traça algumas barreiras e desafios a serem enfrentados para o seu aperfeiçoamento no contexto contemporâneo, considerando principalmente a pulverização de fontes de informação disponibilizadas à sociedade em geral via redes online e as questões políticas, econômicas e sociais implicadas na produção e socialização dos conhecimentos produzidos pela humanidade. Realça o avanço das tecnologias da informação e a competitividade internacional como barreiras a serem vencidas, e a inclusão de novas funções como um dos desafios à sobrevivência dos periódicos científicos no contexto contemporâneo. Em termos conclusivos, aponta a necessidade de aperfeiçoamento constante no controle e incremento dos fluxos editoriais, que inclui formas de recepção, avaliação, revisão, publicização e acesso aos conhecimentos gerados.

Biografia do Autor

Marilda Pasqual Schneider, Universidade do Oeste de Santa Catarina
Graduada em Letras - Hab. em Português e Inglês pela Universidade do Contestado (1987), Mestre em Educação e Ensino - Convênio Interinstitucional UnC / UNICAMP (2000), Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007), Pós-doutora em Políticas educacionais pela Universidade do Minho - Portugal. Atualmente é professora titular do PPGEd  da Universidade do Oeste de Santa Catarina.
Tailândia Guzzi Danielewicz, Universidade do Oeste de Santa Catarina
Estudante do Curso de Psicologia da Universidade do Oeste de Santa Catarina. Membro do Grupo de Pesquisa Educação, Políticas Públicas e Cidadania. Bolsista Uniedu.
Publicado
28-08-2018
Como Citar
Schneider, M., & Danielewicz, T. (2018). O DIFÍCIL DESAFIO NA DISSEMINAÇÃO DO CONHECIMENTO ACADÊMICO-CIENTÍFICO. Seminário De Iniciação Científica, Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão E Mostra Universitária. Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/18343