A PERCEPÇÃO DO PROFISSIONAL CONTÁBIL SOBRE A APLICAÇÃO DA NBC TG 1000 – CONTABILIDADE PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS NOS MUNICÍPIOS DE JOAÇABA, HERVAL D’ OESTE E LUZERNA

  • Luan Costa Beber UNOESC
  • Willian Savaris UNOESC
  • André Carlos Einsweiller UNOESC
  • Ivonez Xavier de Almeida

Resumo

s procedimentos contábeis advindos com a implantação da NBC TG 1000 proporcionou uma série de ajustes a serem implantados pelas empresas de pequeno e médio porte. Diante disso, o presente estudo tem como objetivo identificar qual a percepção dos contadores dos escritórios de serviços contábeis dos municípios de Joaçaba, Herval D’ Oeste e Luzerna quanto à aplicação da norma NBC TG 1000. Em relação a abordagem, a pesquisa caracteriza-se como qualitativa com recorrência a recursos quantitativos. Para que os objetivos propostos fossem atingidos, utilizou-se da pesquisa descritiva. Quanto à amostra da pesquisa, esta é intencional e os dados são de fontes primárias, a partir de um questionário estruturado, obtendo um retorno de 77,77%. Os resultados obtidos foram condizentes com a atual situação de convergência das PMEs. Os resultados apontam que os profissionais contábeis estão buscando capacitação para poder aplicar a norma, de forma integral ou mesmo que parcial, levando a seus clientes informações relevantes e fidedignas para que possam tomar decisões dentro das entidades. Destaca-se, que a percepção do profissional contábil em relação ao processo de convergência é positiva, pois melhora a informação contábil, por mais que se demande mais tempo ou aumente os custos para a organização contábil em função da adequação à norma.
Publicado
28-08-2018
Como Citar
Costa Beber, L., Savaris, W., Einsweiller, A., & Almeida, I. (2018). A PERCEPÇÃO DO PROFISSIONAL CONTÁBIL SOBRE A APLICAÇÃO DA NBC TG 1000 – CONTABILIDADE PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS NOS MUNICÍPIOS DE JOAÇABA, HERVAL D’ OESTE E LUZERNA. Seminário De Iniciação Científica, Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão E Mostra Universitária. Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/18326
Edição
Seção
Joaçaba - Ensino