CARACTERÍSTICAS SOCIOECONÔMICAS DAS REGIÕES CONSTITUINTES DOS CENTROS DE INOVAÇÃO DO ESTADO DE SANTA CATARINA

  • Luiz Carlos Mocelin Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc
  • Fernando Fantoni Bencke Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc
  • Rogis Juarez Bernardy Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc

Resumo

O governo de Santa Catarina, no ano de 2013, lançou treze propostas de Centro de Inovação, localizado em diferentes regiões do estado com o intuito de oferecer estrutura física e tecnológica para fomentar o empreendedorismo e inovação para o desenvolvimento regional. Este estudo teve como objetivo analisar as características socioeconômicas das regiões constituintes dos Centros de Inovação do estado de Santa Catarina.Trata-se de um estudo descritivo realizado a partir de dados secundários manipulados por Sistemas de Informações Geográficas (SIG). As variáveis de interesse utilizadas foram: variações demográficas, taxas de urbanização e renda per capita, em função do foco nos parques tecnológicos, matrizes econômicas principais, presença de instituições de ensino superior (presencial e a distância) em relação aos demais municípios do estado. Os principais resultados revelam que os treze locais possuem dinâmicas próprias e também vinculadas as suas regiões de influência, como por exemplo, na variação total da população, que vai ser em função da localização, dos cenários da natalidade e da mobilidade, entretanto ainda mantêm certa vitalidade; as taxas de urbanização tendem a ser elevadas e a expectativa de vida crescente. Por fim, se observa que os indicadores de renda se conservam em patamares mais moderados quando relacionados aos indicadores sociais e evoluíram de forma mais exponencial, nos últimos anos.

Biografia do Autor

Luiz Carlos Mocelin, Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc
Acadêmico do curso de Ciências Contábeis e bolsista PIBIC/Cnpq 2017/2018
Fernando Fantoni Bencke, Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc

Doutor em Administração, Mestre em Educação, Graduado em Administração e Licenciado em Filosofia. Docente e pesquisador do Mestrado Profissional em Administração e Doutorado em Administração da Unoesc.

Rogis Juarez Bernardy, Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc
Pós-doutorado em Desenvolvimento Regional, Doutor em Engenharia Civil, Mestre em Engenharia Civil, Graduado em Geografia. Docente e pesquisador do Mestrado Profissional em Administração da Unoesc.
Publicado
28-08-2018
Como Citar
Mocelin, L. C., Bencke, F. F., & Bernardy, R. J. (2018). CARACTERÍSTICAS SOCIOECONÔMICAS DAS REGIÕES CONSTITUINTES DOS CENTROS DE INOVAÇÃO DO ESTADO DE SANTA CATARINA. Seminário De Iniciação Científica, Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão E Mostra Universitária. Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/18322
Edição
Seção
PIBIC- CNPq