INFORMAÇÕES GERENCIAIS E DE CUSTOS PARA A FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA DE UMA EMPRESA FAMILIAR.

  • valmir roque sott unoesc smo
  • ANDRESSA MICHELS
  • Carla KLAUS
  • Edineia PRIMMAZ

Resumo

O presente trabalho buscou analisar a metodologia de custos e o processo de formação do preço de venda dos oito produtos mais rentáveis de uma padaria. A motivação para a pesquisa está presente na deficiência que as empresas possuem, principalmente na área de custos, quanto à composição dos gastos incorridos na produção e a dificuldade de formar um preço de venda adequado. Quanto aos procedimentos metodológicos, caracteriza-se como uma pesquisa descritiva, por meio de um estudo de caso em uma panificadora localizada no município de Guaraciaba-SC, com análise qualitativa dos dados. A coleta de dados ocorreu por meio de visitas à empresa e entrevistas com o proprietário. Constatou-se na empresa em estudo que os preços de venda estão de acordo com os preços calculados, com alguns produtos em exceções. Procurou-se mensurar os custos totais de produção da padaria, mediante a adoção do método de custeio variável e para a formação do preço de venda dos produtos, utilizou-se o índice mark-up e para chegar ao resultado final elaborou-se a demonstração do resultado do exercício pelo método variável. Concluiu-se que a contabilidade de custos é indispensável para todos os níveis gerenciais da empresa, auxiliando as funções de planejamento, controle e tomada de decisões bem como a formação do melhor preço de venda a ser adotado para cada produto comercializado pela empresa.

Biografia do Autor

valmir roque sott, unoesc smo
Coordenação de CIências Contábeis
Publicado
28-08-2018
Como Citar
sott, valmir, MICHELS, A., KLAUS, C., & PRIMMAZ, E. (2018). INFORMAÇÕES GERENCIAIS E DE CUSTOS PARA A FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA DE UMA EMPRESA FAMILIAR. Seminário De Iniciação Científica, Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão E Mostra Universitária. Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/18300