METODOLOGIA DE APURAÇÃO DOS CUSTOS E A FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA EM UMA INDÚSTRIA DE CONFECÇÕES DE MODA ÍNTIMA

  • valmir roque sott unoesc smo
  • Andressa Michels
  • Beatriz Spironello
  • Jussara Zilli

Resumo

O presente trabalho teve por objetivo geral a verificação da metodologia de custos e o preço de venda em uma indústria de confecções de moda íntima, durante o primeiro semestre de 2017. Desta forma realizou-se uma pesquisa descritiva e com abordagem qualitativa, por meio de um estudo de caso. Foram realizadas visitas à empresa, onde foram analisados os processos produtivos, relatórios e planilhas, após coletou-se os dados por meio de entrevistas não estruturadas. Observou-se quais foram os 6 produtos que tiveram a maior venda no semestre, a partir daí levantou-se os custos diretos e indiretos, fixos e variáveis. Então calculou-se o mark-up e a margem de contribuição, e realizado um comparativo entre o preço de venda calculado e o praticado pela empresa. Verificou-se que a empresa possui um sistema de controle básico de custos, porém percebe-se que em alguns momentos é falho pois no decorrer do estudo notou-se que o preço de alguns dos produtos não está fornecendo o lucro desejado pela empresa. Ao final do estudo, conclui-se que os objetivos propostos ao longo do trabalho foram alcançados com êxito, ressaltando a importância de uma aplicação correta da contabilidade de custos para o desempenho, controle e auxílio na tomada de decisão pelos gestores.

Biografia do Autor

valmir roque sott, unoesc smo
Coordenação de CIências Contábeis
Publicado
28-08-2018
Como Citar
sott, valmir, Michels, A., Spironello, B., & Zilli, J. (2018). METODOLOGIA DE APURAÇÃO DOS CUSTOS E A FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA EM UMA INDÚSTRIA DE CONFECÇÕES DE MODA ÍNTIMA. Seminário De Iniciação Científica, Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão E Mostra Universitária. Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/18294
Edição
Seção
São Miguel do Oeste - Ensino