MATERIAIS EMPREGADOS EM MOLDES DE SOPRO

  • Sérgio Luis Marquezi UNOESC
  • Maria Eduarda Meneghini UNOESC

Resumo

Atualmente existe uma demanda muito grande de mercado por produtos plásticos. O processo de moldagem por sopro está dividido em várias técnicas de processamento que proporcionam a fabricação de garrafas, galões, frascos, latas de lixo e recipientes para líquidos diversos. Para realizar este processo utilizam-se moldes, os quais são divididos em duas partes responsáveis pela forma do produto final e trabalham em conjunto com uma máquina sopradora. Este trabalho consistiu em fazer um estudo teórico dos materiais mais adequados para a fabricação de moldes para sopro os quais deve ter boa resistência ao desgaste superficial e boa eficiência de resfriamento dos polímeros submetidos ao processo por sopro. Pode se afirmar que a qualidade da superfície do produto soprado depende principalmente do acabamento da superfície do molde. Os fatores que influenciam a qualidade do produto soprado são definidos durante o processo de setup da máquina. As temperaturas de aquecimento da pré-forma e resfriamento do molde, os tempos de sopro e a escolha da pré-forma são fundamentais para um bom produto. Ao realizar este Estudo teórico e que com a experiência dos fabricantes de moldes foi possível entender que para a maioria das resinas utilizadas, os moldes podem ser construídos por alguns materiais específicos dentre eles: Aços carbonos; Aços H13; Aços inoxidáveis; Aços P20; Ligas Cu/Be; Ligas de Zn; Ligas de Al. A escolha certa sempre irá depender principalmente da economia, vida útil e velocidade de fabricação.

Biografia do Autor

Sérgio Luis Marquezi, UNOESC
Engenheiro Mecânico, Mestre em Engenharia de Produção. Professor do Curso de Engenharia de Produção Mecânica e Engenharia Mecânica, da ACET Joaçaba.
Maria Eduarda Meneghini, UNOESC
Graduanda do Curso de Engenharia Mecânica
Publicado
28-08-2018
Como Citar
Marquezi, S., & Meneghini, M. (2018). MATERIAIS EMPREGADOS EM MOLDES DE SOPRO. Seminário De Iniciação Científica, Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão E Mostra Universitária. Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/18289
Edição
Seção
Joaçaba - Pesquisa