COMPREENDENDO O PAPEL DO PSICÓLOGO ATRAVÉS DO CONFRONTO ENTRE TEORIA E PRÁTICA

Autores

  • Júlia Dalanhol
  • Julia Gabriela Kreutzer
  • Giancarlo De Aguiar

Resumo

O presente trabalho está inserido no âmbito do componente curricular Estágio Básico III, que possibilitou compreender o papel do psicólogo social em seu local de trabalho através da relação entre teoria e prática, para a obtenção de um conhecimento mais aprofundado sobre a formação e objetivos da atuação deste profissional. O contexto social foi uma instituição filantrópica Associação dos Programas Educacionais e Assistenciais (PEAL), que visa a assistência social e educacional às crianças. A partir da observação, foi possível verificar que as atividades são realizadas pelos educadores e pela psicóloga. Assim a prática de observação permite conviver com as situações e os problemas que o psicólogo enfrenta no seu cotidiano e compreender a sua realidade. A atividade do estágio proporcionou o conhecimento da função social da atuação do psicólogo, além de permitir a observação da formação de grupos terapêuticos com foco no desenvolvimento das habilidades sócio emocionais das crianças através de diferentes atividades. Pode-se perceber que há uma alta demanda de casos específicos, que por falta de carga horária da psicóloga, não são atendidos, sendo necessário o encaminhamento para outro psicólogo fora da instituição. No contexto, a psicóloga faz com que as crianças compreendam seus próprios comportamentos, mostrando a maneira mais assertiva de agir em determinados momentos, fazendo com que reconheçam e identifiquem as emoções de outras pessoas, desenvolvendo dessa forma, a empatia.   

Palavras chave: Psicologia Social. Estágio. Crianças.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

28-08-2018

Como Citar

Dalanhol, J., Kreutzer, J. G., & De Aguiar, G. (2018). COMPREENDENDO O PAPEL DO PSICÓLOGO ATRAVÉS DO CONFRONTO ENTRE TEORIA E PRÁTICA. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/18247

Edição

Seção

Videira - Ensino

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>