PESQUISA ESTATÍSTICA SOBRE A REPRESENTATIVIDADE DAS ACADÊMICAS DA 2ª FASE DE PSICOLOGIA DA UNOESC VIDEIRA ACERCA DO MOVIMENTO FEMINISTA

  • Samuel Santos Miguel
  • Ana Gleica Meggiolaro
  • Marcos Antonio Voidaleski Junior

Resumo

Levando em conta a ascensão dos movimentos sociais, a Psicologia oferece ferramentas de análise sobre as constituições conceituais de grupos, como a percepção das mulheres sobre o Movimento Feminista que pauta a busca por direitos iguais em contraposição a uma cultura sexista. Portanto, o objetivo do trabalho foi um levantamento estatístico sobre a representatividade das acadêmicas de Psicologia da Unoesc Videira que cursam predominantemente a 2ª fase. O método utilizado para a pesquisa envolveu a resposta de um questionário com perguntas fechadas e abertas de avaliação por peso e de associação livre por palavras, bem como abordou percepções decorrentes de experiências pessoais. Os resultados evidenciaram que as mulheres da amostra se sentem razoavelmente representadas pelo Feminismo e acerca das pautas selecionadas, destacaram-se menor concordância à descriminalização do aborto; e todas da amostra estão de acordo com a maior liberdade sexual feminina, ao passo que grande maioria já tenha sofrido assédio. Portanto, para além de um movimento social, percebe-se a necessidade da massificação de uma ideia para que as pessoas tenham acesso a ela, como no caso do desenvolvimento da resiliência pelo empoderamento feminino, ao não reforçar a posição inferior da mulher na sociedade, mas aumentar sua consciência sobre o papel social em equidade de direitos.

Palavras chave: Psicologia. Estatística. Representações Sociais. Feminismo.

Publicado
28-08-2018
Como Citar
Miguel, S., Meggiolaro, A. G., & Voidaleski Junior, M. (2018). PESQUISA ESTATÍSTICA SOBRE A REPRESENTATIVIDADE DAS ACADÊMICAS DA 2ª FASE DE PSICOLOGIA DA UNOESC VIDEIRA ACERCA DO MOVIMENTO FEMINISTA. Seminário De Iniciação Científica, Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão E Mostra Universitária. Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/18245
Edição
Seção
Videira - Ensino