DESENVOLVIMENTO RURAL: SUSTENTABILIDADE EM PEQUENAS PROPRIEDADES RURAIS DO MEIO OESTE DE SANTA CATARINA

Autores

  • Cristiane Bonatto de Morais Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc Videira
  • Davi Spricigo Unoesc Videira
  • Eduardo Gelinski Junior Universidade Alto Vale do Rio do Peixe , Brasil

Resumo

O agronegócio da região meio oeste e todo o estado de Santa Catarina, passa por alterações a cada ano, dificuldades como a sucessão familiar, novas exigências dos órgãos ambientais e legislações, afinal a competitividade exige uma nova modalidade de trabalho. Para tanto, o objetivo da pesquisa é implantar um novo conceito aos produtores rurais quanto aos aspectos ambientais, fazendo levantamento de novas oportunidades de negócios rentáveis que possam surgir a partir de resíduo das atividades produtivas, pois os atuais sistemas de produção acarretam impactos negativos dado a carga de resíduos, e por consequente, perda de competitividade. Neste cenário, a pesquisa está sendo realizada, com o intuito de levantar as exigências do mercado e as legislações, para apresentar uma proposta que vise atender, além das exigências, novos métodos de trabalho, principalmente focando para atividades baseadas num tripé economicamente viável, socialmente justo e ambientalmente correto. O método utilizado é o descritivo, voltado para um estudo de caso, realizando levantamentos de informações primárias em propriedades rurais, associando à literatura e indicadores do setor. Nos estudos parciais, constata-se o alto índice de média de idade das pessoas no meio rural, possuindo uma ideologia ou sistemática de manejo e forma de atuação, de anos atrás e resistência às exigências atuais para incorporação de tecnologias e inovações. Entretanto, em meio a esse cenário atual globalizado e de novos padrões técnicos e econômicos estão se manifestando, por parte dos produtores rurais, a necessidade de mudanças.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiane Bonatto de Morais, Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc Videira

Possui Especialização com Magistério Superior em Gestão de Pessoas nas Organizações(2005), graduação em Administração pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (1999) e aperfeiçoamento em Gestão de Recursos Humanos(2010). Atualmente é responsável pela Coordenadoria de Extensão e Cultura da Universidade do Oeste de Santa Catarina - Campus de Videira. Tem conhecimentos na área de Administração, atuando em diversos temas, como: desenvolvimento e gestão de pessoas, marketing pessoal, organização pessoal e profissional e empreendedorismo.

Davi Spricigo, Unoesc Videira

Acadêmico do Curso de Administração da Unoesc Videira

Eduardo Gelinski Junior, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe , Brasil

Prof. Colab. Externo Mestrado Desenvolvimento da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe , Brasil

Downloads

Publicado

28-08-2018

Como Citar

de Morais, C. B., Spricigo, D., & Gelinski Junior, E. (2018). DESENVOLVIMENTO RURAL: SUSTENTABILIDADE EM PEQUENAS PROPRIEDADES RURAIS DO MEIO OESTE DE SANTA CATARINA. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/18234

Edição

Seção

Videira - Pesquisa