ENSINO DE PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA A PARTIR DE LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO

  • Crisleine Zottis Reis Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC
  • Jacson Luiz Matte Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC
  • Tiago Zonta Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC

Resumo

As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) para os cursos de graduação na área da Computação, propõem que na matriz curricular e na operacionalização do curso haja, entre outros elementos, formas de implementação da interdisciplinaridade e formas de integração entre teoria e prática. Visando melhorar o aprendizado do conteúdo de Probabilidade e Estatística, a utilização de métodos de ensino focando na interdisciplinaridade e na teoria-prática torna-se de fundamental importância. A estatística também é muito utilizada no aprendizado de máquina (Machine Learning), aplicando linguagens como Python e R.  Com base no exposto, o objetivo desse trabalho foi desenvolver uma metodologia de ensino desse componente curricular aplicando conceitos de programação. Em grupos, os acadêmicos implementaram um dos assuntos estatísticos trabalhados na linguagem de programação que tivessem maior afinidade. Diferentes linguagens foram utilizadas, como por exemplo, Delphi, Java e C++, integrando dessa forma, outras disciplinas importantes na formação profissional. Observou-se grande participação e motivação por parte dos acadêmicos para execução do programa e um grande censo de trabalho em equipe. Conclui-se que os resultados esperados foram alcançados, já que todos executaram o proposto, houve uma grande interdisciplinaridade unindo a teoria-prática e desenvolveu o censo crítico de cada um, atendendo algumas das DCNs, como por exemplo, a capacidade de reconhecer a importância do pensamento computacional na vida cotidiana e aprimoramento de suas competências e habilidades.

Biografia do Autor

Crisleine Zottis Reis, Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC
Graduada em Engenharia Química pela Universidade Comunitária Regional de Chapecó (2008). Concluiu o mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC em 2012 e o doutorado em Engenharia Química pela Universidade Federal de Santa Catarina em 2016.  Atualmente faz parte do corpo docente da Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC/Chapecó, nos cursos de Engenharia da Computação, Engenharia Civil, Sistemas de Informação e Administração.
Jacson Luiz Matte, Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC
Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal da Fronteira Sul (2015). Especialização em técnologias para aplicações web pela Universidade Norte do Paraná (2017). Atualmente leciona para os cursos de Sistemas de Informação e Engenharia da Computação na UNOESC-Chapecó. 
Tiago Zonta, Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC
Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC - Campus Chapecó (2001), especialização em Ciência da Computação pela Univesidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2005), especialização em Docência no Ensino Superior pela Faculdade Exponencial - FIE (2008) e mestrado em Sistemas e Processos Industriais pela Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC (2009). Atualmente está no Doutorado de Computação Aplicada da Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS e atua como professor e coordenador dos cursos de Sistemas de Informação e Engenharia da Computação da Universidade do Oeste de Santa Catarina UNOESC Campus Chapecó.
Publicado
28-08-2018
Como Citar
Reis, C. Z., Matte, J. L., & Zonta, T. (2018). ENSINO DE PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA A PARTIR DE LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO. Seminário De Iniciação Científica, Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão E Mostra Universitária. Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/18227
Edição
Seção
Chapecó - Ensino