ESTUDO DE INTERVENÇÃO SOBRE ASPECTOS FÍSICOS E PSICOLÓGICOS DE IDOSOS PARTICIPANTES DA ACADEMIA DA UNOESC DE XANXERÊ

Resumo

O envelhecimento configura-se atualmente com uma realidade da maioria das sociedades e envolve as mudanças na estrutura etária da população produzida pelo aumento do peso relativo das pessoas acima de uma determinada idade definidora do início da velhice. No entanto o objetivo deste trabalho será acompanhar aspectos biopsicossociais e atributos fisiológicos na chamada terceira idade, atributos estes, requeridos no desempenho de tarefas do dia-a-dia, dos idosos participantes das atividades na academia da UNOESC Xanxerê. Para avaliar as informações será aplicado um questionário previamente discutido e validado para a população idosa e um instrumento de testes de capacidade Funcional propostos por Rikli e Jones (1999). Os resultados serão posteriormente tabulados e categorizados em software específico para verificação da normalidade ou não e após serão realizadas as análises de relação entre as variáveis, de acordo com o teste mais apropriado. A coleta de dados da aptidão funcional será realizada na inserção do idoso e a cada início e final de semestre, em períodos pré-estabelecidos. Esta coleta será realizada por uma equipe de acadêmicos e professores do curso de Educação Física da UNOESC, devidamente treinados, capacitados e orientados. associada a vários fatores que interferem na melhoria da qualidade de vida.

Biografia do Autor

Kauana Neves, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Acadêmica do curso de educação física - UNOESC

Bolsista UNIEDU

Danielle Ledur Antes, UNOESC

Professora da Universidade do Oeste de Santa Catarina

Doutora em Saúde Coletiva

Publicado
28-08-2018
Como Citar
Neves, K., & Antes, D. L. (2018). ESTUDO DE INTERVENÇÃO SOBRE ASPECTOS FÍSICOS E PSICOLÓGICOS DE IDOSOS PARTICIPANTES DA ACADEMIA DA UNOESC DE XANXERÊ. Seminário De Iniciação Científica, Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão E Mostra Universitária. Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/18226
Edição
Seção
Xanxerê - Pesquisa