ANÁLISE COMPORTAMENTAL DE PSITACÍDEOS APREENDIDOS E RESGATADOS PELA POLÍCIA MILITAR AMBIENTAL DE SÃO MIGUEL DO OESTE-SC

  • Leticia Maria Biazussi Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC
  • Elisângela Neuhaus Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC
  • Jackson Fábio Preuss Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC

Resumo

objetivo deste estudo foi avaliar o comportamento de psitacídeos cativos oriundos de resgates e apreensões. O estudo foi realizado com 12 indivíduos da família Psittacidae, mantidos no 2º Pelotão da 2ª Companhia do 2º Batalhão de Polícia Militar Ambiental (São Miguel do Oeste, SC). Os dados foram coletados na fase de pré-enriquecimento. Observou-se ad libitum por cinco dias, todas no mesmo horário, de 13:00h às 17:00h. Foi utilizada uma ficha avaliativa para análise comportamental, onde foram anotados os comportamentos durante 25 minutos por indivíduo. Foram descritos 35 comportamentos para os indivíduos e esses agrupados em nove categorias comportamentais. Dentre os comportamentos,  aves em repouso foi o fato comportamental mais frequente (n=137; 21,8%), seguido de  locomoção (n=101; 16,1%), estereotipias (n=94; 14,9%), manutenção (n=77; 12,3%), refúgio (n=94; 8,61%), vocalização (n=57; 9,1%), forrageio (n=54; 8,6%), socialização (n=30; 4,8%) e alerta e alarme (n=5; 0,8%). Durante o tempo de observação, os animais apresentaram em maior parte do tempo comportamentos associados ao estresse que, possivelmente, esteja associado a falta de estímulos cognitivos do local de cativeiro. Animais cativos são geralmente mantidos com uma limitação cognitiva, reduzindo os seus hábitos, contribuindo para o desenvolvimento de alguns padrões de comportamento estereotipados. Os comportamentos registrados pelos psitacídeos avaliados poderão contribuir para o planejamento de recintos através do uso de enriquecimentos ambientais, promovendo o bem-estar animal e a conservação da espécie.

Biografia do Autor

Leticia Maria Biazussi, Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC
Acadêmica do curso de Medicina Veterinária
Elisângela Neuhaus, Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC
Zootecnista, Acadêmica do curso de Mecidina Veterinária
Jackson Fábio Preuss, Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC
Biólogo. Mestre em Ciências Ambientais, Professor da Universidade do Oeste de Santa Catarina, Área das Ciências da Vida.
Publicado
28-08-2018
Como Citar
Biazussi, L., Neuhaus, E., & Preuss, J. (2018). ANÁLISE COMPORTAMENTAL DE PSITACÍDEOS APREENDIDOS E RESGATADOS PELA POLÍCIA MILITAR AMBIENTAL DE SÃO MIGUEL DO OESTE-SC. Seminário De Iniciação Científica, Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão E Mostra Universitária. Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/18217