AVALIAÇÃO DE LESÃO MUSCULAR DE ACORDO COM O PERFIL ENZIMÁTICO DE EQUINOS SUBMETIDOS A PROVA DE LAÇO COMPRIDO - RELATO DE CASO.

  • Patrine Vera Silva
  • José Mateus Canani Luchtenberg
  • Eduardo Primieri Candeia
  • Suellyn Benetti Marques
  • Aline Kuhn Sbruzzi Pasquali Professora Universidade do Oeste de Santa Catarina - Campos Novos

Resumo

Laço comprido é uma prova equestre, a qual o competidor montado no equino laça um bovino que é solto à sua frente. Habilidade, equilíbrio, treino e bom relacionamento com o cavalo são atributos essenciais para quem pratica o esporte. Devido a intensificação das atividades físicas e aumento da exigência do animal, ocorreu a necessidade de estudos sobre a fisiologia do exercício em equinos para que os mesmos suportassem a atividade e tivessem menor risco de lesão. Para avaliar possíveis lesões musculares pode ser lançado mão de análises laboratoriais de enzimas da função muscular. As principais enzimas avaliadas são Creatina quinase (CK), a qual é uma enzima de alta especificidade em lesões musculares, pois está presente nas fibras musculares e a Aspartato amino transferase (AST), uma enzima mitocondrial que está presente em diversos tecidos, bem como, nas fibras musculares. Essas lesões possuem vários fatores predisponentes, como o aquecimento insuficiente do animal antes da atividade física, claudicações,exercício extremo e treinamento inadequado. Este trabalho foi desenvolvido em um rodeio crioulo em Capinzal, Santa Catarina. Foram utilizados dez animais, das raças crioula e quarto de milha, machos e fêmeas, de diferentes idades, os animais foram submetidos a exame clínico, previamente à coleta de sangue. Fez-se coleta antes e após o animal correr a prova. Dos parâmetros avaliados, somente 10% dos animais apresentaram alterações laboratoriais antes e após o exercício, sendo que no exame clínico o animal já apresentava claudicação.
Publicado
28-08-2018
Como Citar
Silva, P., Luchtenberg, J., Candeia, E., Marques, S., & Pasquali, A. (2018). AVALIAÇÃO DE LESÃO MUSCULAR DE ACORDO COM O PERFIL ENZIMÁTICO DE EQUINOS SUBMETIDOS A PROVA DE LAÇO COMPRIDO - RELATO DE CASO. Seminário De Iniciação Científica, Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão E Mostra Universitária. Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/18192
Edição
Seção
Joaçaba - Pesquisa