RELATO DE EXPERIÊNCIA: ESTÁGIO BÁSICO V EM CONTEXTO HOSPITALAR

  • Natália Bettú Rech
  • Gabriele Scapinello
  • Adriano SCHLÖSSER

Resumo

O presente artigo tem como objetivo descrever as experiências adquiridas, por meio de 12 horas de estágio, realizadas no Hospital Fraiburgo, bem como analisá-las com embasamento teórico-científico voltados para este contexto. A Psicologia Hospitalar é entendida como uma subárea da Psicologia que visa o entendimento dos processos de saúde e doença, e como estes influenciam nos aspectos psicológicos do paciente e de seus familiares. Sua atuação pode ser focada tanto para os indivíduos hospitalizados, com escuta analítica e manejo situacional, quanto para os profissionais que trabalham na organização, prestando suporte psicológico e esclarecimento de possíveis transtornos. Nesse contexto, é de suma importância que o psicólogo posicione-se de forma ética, fazendo uso do sigilo profissional, já que pode utilizar-se de psicoterapia breve com os pacientes e deve relatar aos demais funcionários somente o necessário para o bom andamento do caso. Metodologicamente, foram realizadas 12 horas de observação das demandas hospitalares, sendo enfocado para intervenção o setor administrativo, composto por 6 membros, que diariamente vivenciam situações  de estresse e tensão. Visando o fortalecimento dos vínculos e a descontração destes indivíduos, as acadêmicas realizaram uma intervenção psicopedagógica, por meio de uma dinâmica grupal enfatizando a importância do grupo para superar os problemas. Com isso, percebe-se a importância de desenvolver relacionamentos interpessoais saudáveis, onde os indivíduos sintam-se aceitos e valorizados pelos demais, aumentando a coesão grupal.

Palavras chave: Psicologia Hospitalar. Grupos. Paciente.

Publicado
28-08-2018
Como Citar
Rech, N., Scapinello, G., & SCHLÖSSER, A. (2018). RELATO DE EXPERIÊNCIA: ESTÁGIO BÁSICO V EM CONTEXTO HOSPITALAR. Seminário De Iniciação Científica, Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão E Mostra Universitária. Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/18190
Edição
Seção
Videira - Ensino