CONTUSÃO CEREBRAL EM HAMSTER (Mesocricetus Auratus) - RELATO DE CASO

  • Débora Faccin Cardoso da Silva Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Laís Villa Demétrio Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Conrado de Oliveira Gamba Universidade do Oeste de Santa Catarina

Resumo

O trauma crânio encefálico é proveniente de uma força mecânica aplicada contra o encéfalo e estruturas próximas. Em uma contusão há uma grave alteração no funcionamento cerebral, proveniente de danos sofridos pelo parênquima encefálico, o que pode causar edema e lesões hemorrágicas. O excesso de sangue e inchaço acabam comprimindo o encéfalo do animal prejudicando o seu funcionamento e, em alguns casos, levando-o à morte. Um hamster (Mesocricetus Auratus) macho, com um ano e seis meses apresentou repentinamente sinais clínicos como fraqueza muscular, quedas consecutivas para o lado direito, rebaixamento do nível de consciência, dificuldade na locomoção e taquipneia. O animal veio a óbito em menos de cinco horas após apresentar os sinais clínicos e foi encaminhado para o Laboratório de Patologia Veterinária da Unoesc Campos Novos para realização de necropsia. Na necropsia encontrou-se liquor intensamente avermelhado e inchaço nos lobos frontais do cérebro (principalmente no esquerdo). O encéfalo foi fixado em formol 10 %, clivado, processado, incluído em parafina, seccionado por microtomia, corado por hematoxilina e eosina com visualização por microscopia óptica de luz. Na lâmina histológica evidenciou-se, no córtex cerebral, hemácias fora dos vasos desde a substância cinzenta até a substância branca do cérebro e áreas de gliose. Diante dos sinais clínicos manifestados pelo animal, combinados com os achados anatomopatológicos como a hemorragia e áreas cicatriciais, concluiu-se que o animal veio a óbito por uma contusão cerebral –um tipo de trauma crânio encefálico.

Biografia do Autor

Conrado de Oliveira Gamba, Universidade do Oeste de Santa Catarina
Graduated in veterinary medicine (Federal University of Pelotas); MSc. in Pathology (Federal University of Minas Gerais); Doctor Degree student of Post-Graduation Program of Pathology/General Pathology Department/Biological Sciences Institute/Federal University of Minas Gerais. Specialist in veterinary pathology with emphasis in veterinary oncology.
Publicado
28-08-2018
Como Citar
Silva, D. F. C. da, Demétrio, L. V., & Gamba, C. de O. (2018). CONTUSÃO CEREBRAL EM HAMSTER (Mesocricetus Auratus) - RELATO DE CASO. Seminário De Iniciação Científica, Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão E Mostra Universitária. Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/18166
Edição
Seção
Joaçaba - Pesquisa