Assistência e Atenção Farmacêutica aplicada aos idosos portadores de Hipertensão Arterial Sistêmica e Diabetes Mellitus Tipo II atendidos na Unidade Básica de Saúde Hélio Ortiz no município de Xanxerê – SC.

  • Andressa Rodrigues dos Santos Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Franciane Rios Senger Universidade do Oeste de Santa Catarina

Resumo

Hipertensão Arterial Sistêmica e o Diabetes Mellitus tipo II são responsáveis por elevadas taxas de morbidade e mortalidade. Os idosos são os que mais sofrem com estas doenças. A função do farmacêutico é orientar sobre os medicamentos a serem administrados pelos idosos já que estes possuem pouco esclarecimento e compreensão a respeito das maneiras de sua utilização, interações medicamentosas e efeitos adversos. O presente trabalho objetiva avaliar a farmacoterapia prescrita aos idosos portadores de Hipertensão Arterial Sistêmica e Diabetes Mellitus Tipo II atendidos na unidade básica de saúde Hélio Ortiz no município de Xanxerê – SC. Incialmente, foi realizado um levantamento do número de idosos diabéticos e hipertensos atendidos na unidade de saúde. Posteriormente, realizou-se uma pesquisa sobre os principais problemas relacionados a farmacoterapia de idosos e hipertensos. Então, os questionários referentes a coleta de informações sobre dados socioeconômicos, patologias associadas, hábitos de vida e a farmacoterapia foram delineados. As entrevistas e a coleta de informações dos prontuários dos pacientes serão realizadas após aprovação do projeto pelo Comitê de Ética e Pesquisa da Universidade. Portanto, o presente projeto contribui para a melhoria da qualidade de vida dos pacientes, pois remete ao uso correto de medicamentos. Além disso, o projeto aproxima o discente ao futuro campo profissional, desenvolvendo as habilidades práticas necessárias a atuação do profissional farmacêutico.
Publicado
28-08-2018
Como Citar
Rodrigues dos Santos, A., & Rios Senger, F. (2018). Assistência e Atenção Farmacêutica aplicada aos idosos portadores de Hipertensão Arterial Sistêmica e Diabetes Mellitus Tipo II atendidos na Unidade Básica de Saúde Hélio Ortiz no município de Xanxerê – SC. Seminário De Iniciação Científica, Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão E Mostra Universitária. Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/18161
Edição
Seção
Xanxerê - Pesquisa