PROCESSO DE LIQUIDAÇÃO DE COOPERATIVAS: ESTUDO DE CASOS NA PERSPECTIVA CONTÁBIL

  • Lucas Veloso UNOESC
  • Thiago Muller UNOESC
  • David Rodrigo Petry UNOESC - Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Jorge Carlos Paludo UNOESC

Resumo

A pesquisa objetivou evidenciar as etapas que ocorrem durante um processo de liquidação de sociedades cooperativas. Através de estudo de casos realizado em duas cooperativas localizadas no estado de Santa Catarina, foram entrevistados os liquidantes, a fim de compreender como ocorre o processo de liquidação. Paralelamente foram verificados documentos públicos, disponíveis para analisar comparativamente com as justificativas e explicações expostas pelos entrevistados. Verificou-se a efetividade da contabilidade no que tange a tomada de decisões dentro das organizações estudadas, disponibilizando relatórios necessários para manutenção das atividades. Pelo fato de as duas cooperativas analisadas serem do ramo agroindustrial, justificam-se as liquidações em razão da crise econômica instaurada no país que comprometeu sobremaneira as finanças e o bom andamento das operações, e que por consequência, culminou nos pedidos de liquidação das mesmas. Ao final, são expostas as limitações e sugestões para pesquisas futuras.

Biografia do Autor

David Rodrigo Petry, UNOESC - Universidade do Oeste de Santa Catarina
Mestrando Profissional em Administração - Ênfase em Agronegócio pela Unoesc - Chapecó; Pós-Graduado em Planejamento Estratégico - Controladoria e Finanças pela UNOESC - Xanxerê (2014). Graduado em Ciências Contábeis pela UNOESC - Xanxerê (2013). Experiência na área de Compras de 3 anos. Atuou como Supervisor de Suprimentos e Logística em uma Indústria Metalúrgica. Atualmente é Sócio-Administrador de uma indústria de alimentos, atua como Gerente Administrativo em uma Holding de Participações S/A de Capital Fechado. Perito Contábil da 12ª Vara do Trabalho de Santa Catarina - Xanxerê.
Publicado
28-08-2018
Como Citar
Veloso, L., Muller, T., Petry, D., & Paludo, J. (2018). PROCESSO DE LIQUIDAÇÃO DE COOPERATIVAS: ESTUDO DE CASOS NA PERSPECTIVA CONTÁBIL. Seminário De Iniciação Científica, Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão E Mostra Universitária. Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/18107
Edição
Seção
Xanxerê - Ensino