RELAÇÃO ENTRE EVIDENCIAÇÃO DE RISCOS E PREÇO DAS AÇÕES DAS EMPRESAS DO SEGMENTO DE ENERGIA ELÉTRICA DA BM&FBOVESPA

  • Isac Bueno Siqueira UNOESC
  • Jaíne Nogueira Graboski UNOESC
  • David Rodrigo Petry UNOESC - Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Narciso York Ferreira Oliveira UNOESC

Resumo

A contabilidade brasileira passou por constantes mudanças devido a influência das normas internacionais na contabilidade. Mudanças que influenciam diretamente a contabilidade das empresas do setor de energia elétrica listadas na BM&FBovespa, que necessitam controlar seus recursos, e saber qual forma de melhor utilizá-los para galgar melhores resultados. A pesquisa descrita no presente artigo objetivou analisar a influência da evidenciação de riscos na relação dos preços das ações. A mesma trata-se de um estudo quali-quantitativo de caráter descritivo e documental, realizadas coletas em 60 empresas do setor de energia elétrica, aonde dessas foram selecionadas 34 que apresentam as informações de todos os anos das ações comercializada no mercado aberto, aonde foram classificadas pelo segmento da Bovespa do Novo Mercado, Nível 2, Nível 1 e Tradicional. Sendo coletado os dados de 5 anos no formulário de referência e das ações ano a ano, aonde foi analisado através das variáveis dummy e o método de Correlação de Spearman, que apresentaram resultados que indicam que as evidenciações sobre riscos de companhia e economia influenciam no preço das ações, não podendo ser generalizados devido a diversos fatores externos do mercado.

Biografia do Autor

David Rodrigo Petry, UNOESC - Universidade do Oeste de Santa Catarina
Mestrando Profissional em Administração - Ênfase em Agronegócio pela Unoesc - Chapecó; Pós-Graduado em Planejamento Estratégico - Controladoria e Finanças pela UNOESC - Xanxerê (2014). Graduado em Ciências Contábeis pela UNOESC - Xanxerê (2013). Experiência na área de Compras de 3 anos. Atuou como Supervisor de Suprimentos e Logística em uma Indústria Metalúrgica. Atualmente é Sócio-Administrador de uma indústria de alimentos, atua como Gerente Administrativo em uma Holding de Participações S/A de Capital Fechado. Perito Contábil da 12ª Vara do Trabalho de Santa Catarina - Xanxerê.
Publicado
28-08-2018
Como Citar
Siqueira, I. B., Graboski, J. N., Petry, D. R., & Oliveira, N. Y. F. (2018). RELAÇÃO ENTRE EVIDENCIAÇÃO DE RISCOS E PREÇO DAS AÇÕES DAS EMPRESAS DO SEGMENTO DE ENERGIA ELÉTRICA DA BM&FBOVESPA. Seminário De Iniciação Científica, Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão E Mostra Universitária. Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/18105
Edição
Seção
Xanxerê - Ensino