DISCLOSURE DE ATIVOS E PASSIVOS CONTIGENTES NAS EMPRESAS INTEGRANTES DO ÍNDICE IBRX100 DA BM&FBOVESPA

  • Ana Claudia Basi UNOESC
  • Susimara Angelica Chiossi UNOESC
  • David Rodrigo Petry UNOESC - Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Jane Teo UNOESC

Resumo

O Disclosure tem por objetivo esclarecer informações contábeis que subsidiem os investidores no processo de tomada de decisões, buscando sua autenticidade e opinando sobre as causas. Estas informações podem ser evidenciadas por meio das demonstrações financeiras, notas explicativas e outros relatórios disponibilizados pelas organizações. Desta forma, este estudo objetivou identificar os níveis de evidenciação das informações contábeis acerca de provisões, ativos e passivos contingentes, divulgadas pelas empresas integrantes do IBrX100. Foi realizada uma pesquisa documental, com informações extraídas do banco de dados da Economática e do site da BM&FBovespa, utilizando as empresas listadas na IBrX100 entre os anos de 2014 a 2016. Os resultados revelam que o segmento do Novo Mercado, composto por 54 corporações, apresenta a maior média nos níveis de evidenciação. O segmento com menor quantidade de empresas vinculadas foi o tradicional, com 05 empresas. Os setores de atuação com maior nível de representatividade, com 14 empresas descritas, são Consumo Cíclico, Financeiro e Utilidade Pública, correspondendo a 51,90% das empresas listadas. E as empresas com menor nível de representatividade são as empresas de Móveis, contando apenas com 1 empresa, que corresponde a 1,2% do total de empresas listadas. Ao final, são apresentadas limitações e sugestões para novas pesquisas.

Biografia do Autor

David Rodrigo Petry, UNOESC - Universidade do Oeste de Santa Catarina
Doutorando em Administração. Mestre em Administração - Ênfase em Agronegócio pela Unoesc - Chapecó; Pós-Graduado em Planejamento Estratégico - Controladoria e Finanças pela UNOESC - Xanxerê (2014). Graduado em Ciências Contábeis pela UNOESC - Xanxerê (2013). Experiência na área de Compras de 3 anos. Atuou como Supervisor de Suprimentos e Logística em uma Indústria Metalúrgica. Atualmente é Sócio-Administrador de uma indústria de alimentos, atua como Controller, Perito Contábil da 12ª Vara do Trabalho de Santa Catarina - Xanxerê e Professor na Universidade do Oeste de Santa Catarina.
Publicado
28-08-2018
Como Citar
Basi, A., Chiossi, S., Petry, D., & Teo, J. (2018). DISCLOSURE DE ATIVOS E PASSIVOS CONTIGENTES NAS EMPRESAS INTEGRANTES DO ÍNDICE IBRX100 DA BM&FBOVESPA. Seminário De Iniciação Científica, Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão E Mostra Universitária. Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/18100
Edição
Seção
Xanxerê - Ensino