AS PIRAMIDES COLORIDAS DE PFISTER: UMA RELEITURA FENÔMENO-ESTRUTURAL

  • Dirceu Luis Minella Unoesc Campus Chapecó
  • Francine Cristine Garghetti Unoesc Campus Chapecó

Resumo

Este trabalho trata do projeto apresentado à Especialização em Avaliação Psicológica e Diagnóstico, sobre uma releitura do teste As Pirâmides Coloridas de Pfister com enfoque na psicodianâmica fenômeno-estrutural. Em teoria, não se busca aprofundar nem reproduzir a consagrada psicopatologia fenômeno-estrutural, a psicodinâmica fenômeno-estrutural seria uma alternativa de visualização de funcionamento ou dinâmica de sujeitos sem obrigatoriamente citar ou partir do ponto de vista psicopatológico. A proposta de interpretação a partir da fenômeno-estrutural, usando o teste psicológico As Pirâmides Coloridas de Pfister, tenta visualizar a coexistência dos mecanismos de corte e ligação, bem como apresentar um ponto intermediário de análise. O ponto intermediário refere-se a visualização de melhores possibilidades de adaptação do sujeito. Será realizada uma releitura de interpretação do teste As Pirâmides Coloridas de Pfister para exemplificar tal proposta de análise, partindo da hipótese de que o uso de mais de um mecanismo em um mesmo momento, para a resolução de uma atividade ou problema, não é negativo, conforme já ilustrado na literatura. As melhores possibilidades de adaptação representariam um ponto intermediário, capaz de integrar os mecanismos de corte e ligação.

Biografia do Autor

Dirceu Luis Minella, Unoesc Campus Chapecó
Psicólogo, Pós-graduando em Avaliação Psicológica e Diagnóstico pela Universidade do Oeste de Santa Catarina – UNOESC CHAPECÓ.
Francine Cristine Garghetti, Unoesc Campus Chapecó

Mestre em Psicologia, psicóloga e professora do curso de Psicologia da Universidade do Oeste de Santa Catarina – UNOESC CHAPECÓ.

Publicado
28-08-2018
Como Citar
Minella, D., & Garghetti, F. (2018). AS PIRAMIDES COLORIDAS DE PFISTER: UMA RELEITURA FENÔMENO-ESTRUTURAL. Seminário De Iniciação Científica, Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão E Mostra Universitária. Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/18092
Edição
Seção
Chapecó - Pesquisa