A GESTÃO NA TEORIA E NA PRÁTICA

  • Juliane Brogliato Albuquerque Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC
  • Magali Beatriz Augusto
  • Solange Danielli Franceschet
  • Jaqueline Lucia Guzatti

Resumo

O presente resumo destaca o projeto de intervenção pedagógica desenvolvido pelas acadêmicas do curso de Licenciatura em Pedagogia, no componente de Prática e Investigação na Gestão dos Processos Educativos I coordenado pela professora Magali Beatriz Augusto. Apresenta como objetivo compreender as minúcias da gestão pedagógica/espaços educativos e organização escolar enquanto espaço de aprendizagem de valores e conhecimentos científicos voltados para a preservação ambiental/sustentabilidade. Primeiramente fez-se  pesquisa bibliográfica sobre o tema,  na sequência realizou-se observação de campo na EEBM Santa Júlia Billiart, analisando as necessidades e possibilidades de intervenção na referida unidade de ensino.  Aplicou-se o projeto de revitalização do jardim, horta e entorno da escola. Utilizou-se mudas de flores da estação, temperos e chás.  No jardim plantou-se  quarenta  mudas de flores em pneus que já haviam na escola;  palets foram pintados e renovados e, neles, foram fixadas as garrafas pets cortadas, formando assim uma horta suspensa.  Grupos de alunos contribuíram e participaram na revitalização dos espaços da escola,  favorecendo vivências significativas a partir da Educação Ambiental e despertando o sentimento de pertença e responsabilidade. Considerando  a  vivência, da compreensão e relação teoria e prática das acadêmicas com relação ao contexto escolar e sua dinamicidade bem como  o objetivo do projeto e os resultados obtidos, contata-se  que este contribuiu muito para a prática e formação das acadêmicas assim como para  toda a comunidade educativa.
Publicado
28-08-2018
Como Citar
Albuquerque, J., Augusto, M., Franceschet, S., & Guzatti, J. (2018). A GESTÃO NA TEORIA E NA PRÁTICA. Seminário De Iniciação Científica, Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão E Mostra Universitária. Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/18074