A PRÁTICA DO PROFESSOR DA EDUCAÇÃO INFANTIL

  • Juliane Brogliato Albuquerque Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC
  • Sirlei Fischer
  • Ortenila Sopelsa

Resumo

A Educação Infantil sofreu grandes transformações nos últimos tempos, nem sempre teve um lugar de destaque no desenvolvimento da criança.  Pensando nisso desenvolveu-se uma pesquisa através do componente de Prática e Investigação Educativa na Educação Infantil com os seguintes objetivos: I) Identificar boas práticas educativas;  II) Conhecer os desafios  da prática docente; III) Verificar as concepções sobre o educar, o cuidar e o brincar.  Após  o aprofundamento teórico sobre a Educação Infantil e suas concepções, elaborou-se o instrumento de coletas de dados.   Realizou-se uma entrevista com professora da Educação Infantil do município de Tangará- SC.  Relatou sobre suas dificuldades,  vivências,  rotina,  práticas pedagógicas e concepções.   Reconhece a educação infantil como a primeira etapa para o desenvolvimento integral da criança e por isso reitera da importância e necessidade do trabalho comprometido e responsável do professor. Constata-se que ao  experimentar diversas vivências, a criança terá uma aprendizagem capaz de contribuir para o desenvolvimento  social, cognitivo, emocional se mediado por professores qualificados e preparados. Sendo assim, o educador precisa conhecer como as crianças pensam e se apropriam dos conhecimentos para saber intervir, de maneira lúdica e dinâmica para que a criança possa avançar com êxito. Os resultados deste trabalho apontam a importância dos profissionais trabalharem com qualidade no contexto da educação infantil, sobre tudo pelo fato de contribuir com o desenvolvimento integral e pleno da criança.
Publicado
28-08-2018
Como Citar
Albuquerque, J., Fischer, S., & Sopelsa, O. (2018). A PRÁTICA DO PROFESSOR DA EDUCAÇÃO INFANTIL. Seminário De Iniciação Científica, Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão E Mostra Universitária. Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/18073