O PIBID E A LITERATURA INFANTIL: RELATO SOB O OLHAR ACADÊMICO.

  • Juliane Brogliato Albuquerque Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC
  • Dniffer Gonçalves Telles

Resumo

O presente resumo, destaca a importância do projeto de Literatura Infantil como projeto de intervenção aplicado em uma escola de Educação Básica de Campos Novos, referente ao subprojeto  realizado por bolsistas de Pedagogia da UNOESC,  através  do PIBID- Programa de Iniciação à Docência. A literatura  Infantil é um caminho que leva a criança a desenvolver a imaginação, emoções e sentimentos de forma prazerosa e significativa, e também favorecer o processo ensino aprendizagem. Este estudo aponta como objetivo, ressaltar a importância da literatura infantil no contexto escolar.  Desenvolveu-se a contação de histórias com diferentes recursos como: fantoches, tapetes mágicos, aventais e dramatizações para  que as crianças tomassem gosto pela leitura e pela literatura. As atividades propostas apresentavam como objetivos incentivar o gosto pela literatura, expressar o que escutou a partir do texto lido e contextualizar o tema, relacionando-o com a sua realidade. A literatura oportuniza  momentos de reflexão sobre comportamentos  contribuindo na construção de valores. Através desta prática as crianças passaram a se interessar pela leitura, superando as dificuldades na alfabetização e letramento, melhorando a interação com o meio.  Constatou-se que o projeto auxiliou as crianças a se expressarem por palavras, traduzindo suas dificuldades, suas ânsias, medos e gostos. Afirma-se que a Literatura através da prática da  contação de histórias no ambiente escolar, ultrapassa as dificuldades, desperta a imaginação e torna a aprendizagem significativa à atividade docente.
Publicado
28-08-2018
Como Citar
Albuquerque, J. B., & Gonçalves Telles, D. (2018). O PIBID E A LITERATURA INFANTIL: RELATO SOB O OLHAR ACADÊMICO. Seminário De Iniciação Científica, Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão E Mostra Universitária. Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/18069
Edição
Seção
Joaçaba - Extensão