PIBID: NOVAS OPORTUNIDADES DE APRENDIZAGEM BRINCANDO SE ENSINA E SE APRENDE

  • Juliane Brogliato Albuquerque Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC
  • Cristiane Oliveira Santos

Resumo

A brincadeira faz parte da vida da  criança.  Pensando nisso e reconhecendo a importância dos jogos e brincadeiras no desenvolvimento infantil, as bolsistas do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) do curso de Pedagogia da UNOESC Campos Novos, desenvolveram um projeto sobre ludicidade  em uma escola de educação básica do município de Campos Novos. Apresenta os seguintes objetivos: I) Oportunizar diferentes formas de ensinar através do lúdico; II) Desenvolver atividades práticas de ensino que contemplem todos os alunos; III) Demonstrar como os jogos e brincadeiras  são importantes recursos  que auxiliam no processo ensino aprendizagem. IV) Estimular através da ludicidade, situações de aprendizagem e desenvolvimento de capacidades cognitivas. Desenvolveu-se confecção de materiais lúdicos, planejado pela supervisora, coordenadora e bolsistas com a participação dos alunos do 1º ao  5º ano. Foram atendidos aproximadamente 250 dos alunos dos anos iniciais.  Percebeu-se a motivação, interação e o envolvimento de do todos os alunos nas atividades propostas. Com este trabalho constou-se que as brincadeiras e os jogos possibilitam a criança a resolver conflitos, desenvolver a imaginação, sonhar, sentir, decidir e aprender. Neste sentido reitera-se que a ludicidade é de extrema importância no processo de desenvolvimento, pois através da mesma, a aprendizagem pode acontecer de uma maneira mais lúdica e prazerosa, tornando-se significativa.
Publicado
28-08-2018
Como Citar
Brogliato Albuquerque, J., & Oliveira Santos, C. (2018). PIBID: NOVAS OPORTUNIDADES DE APRENDIZAGEM BRINCANDO SE ENSINA E SE APRENDE. Seminário De Iniciação Científica, Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão E Mostra Universitária. Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/18067