A PSICOLOGIA E A PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA EM INTERAÇÃO NO NAI: UM ESTUDO DE CASO.

  • Patrícia Aparecida Pedroso Unoesc
  • Ana Patrícia Alves Vieria Parizotto Unoesc

Resumo

ste estudo de caso foi desenvolvido a partir de uma experiência prática realizada no NAI- Núcleo de Acessibilidade e Inclusão da Unoesc Campus de Joaçaba, local onde são atendidos alunos e alunas com deficências e com dificuldades de aprendizagem. Neste contexto, trabalhou-se com uma aluna em diagnóstico e intervenção psicológica e psicopedagógica. O caso trata-se de problemas de atenção, concentração e dificuldades emocionais. Aluna chegou na instituição apresentando laudo de acompanhamento psiquiátrico. Nesse sentido, o estudo buscou identificar a possível interferência de aspectos do meio social, cultural, familiar e educacional no seu processo de aprendizagem. Para isso adotou-se alguns instrumentos de pesquisa como a anamnese e o diagnóstico, os quais forneceram dados importantes para a verificação e identificação do processo de desenvolvimento e apropriação do conhecimento percorrido pela aluna. De posse do resultado dos instrumentos foi planejada e proposta a intervenção, cujo objetivo concentrou-se em atender as necessidades da acadêmica, oferecendo condições para um melhor desempenho no desenvolvimento do papel  de universitária e tornando-se assim,  responsável pela construção do seu conhecimento.

Biografia do Autor

Patrícia Aparecida Pedroso, Unoesc
Professora, Coordenadora de extensão e pós-graduação Unoesc Virtual e Psicopedagoga Clínica no NAI- Unoesc.
Ana Patrícia Alves Vieria Parizotto, Unoesc
Professora Unoesc, Coordenadora e Psicóloga no NAi-Unoesc.
Publicado
28-08-2018
Como Citar
Pedroso, P., & Parizotto, A. P. (2018). A PSICOLOGIA E A PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA EM INTERAÇÃO NO NAI: UM ESTUDO DE CASO. Seminário De Iniciação Científica, Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão E Mostra Universitária. Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/18063
Edição
Seção
Joaçaba - Extensão