TESTAGEM PSICOLÓGICA DE REEDUCANDOS DE UM COMPLEXO PENITENCIÁRIO DO OESTE DE SANTA CATARINA

  • Francine Cristine Garghetti Unoesc Campus Chapecó
  • Alisson Júnior Cozzer Unoesc Campus Chapecó

Resumo

O Projeto de Monitoria e Extensão em Avaliação Psicológica do Serviço de Atendimento Psicológico (SAP) foi solicitado a realizar testagem psicológica dos reeducandos de um complexo penitenciário do oeste de Santa Catarina. O objetivo deste trabalho foi realizar testagem com foco na investigação de aspectos cognitivos e de personalidade. Um protocolo de testagem foi desenvolvido utilizando as seguintes estratégias: 1) Entrevista Psicológica realizada pela psicóloga do Complexo; 2) aplicação do Mini Exame do estado Mental; 3) aplicação do Teste não verbal de Inteligência (G38); 4) técnica projetiva de desenho House – Tree - Person (H-T-P) e 5) aplicação do Teste As Pirâmides Coloridas de Pfister.  Os instrumentos foram aplicados em uma única sessão junto ao Complexo Penitenciário. No total foram avaliados 18 reeducandos, sendo três em regime fechado e 15 em regime semiaberto. As interpretações dos instrumentos encontram-se em análise e serão apresentados a profissional de Psicologia do Complexo Penitenciário, a qual realizará devolutiva aos reeducandos. A partir das atividades realizadas pode-se concluir que o processo de testagem junto a Penitenciária tem possibilitado significativa experiência aos acadêmicos envolvidos, principalmente no que concerne a testagem em contextos diferenciados, manipulação e interpretação de instrumentos, execução pratica em situações reais de trabalho, desenvolvendo consequentemente a competência técnica, científica e ética no exercício profissional.

Biografia do Autor

Francine Cristine Garghetti, Unoesc Campus Chapecó

Mestre em Psicologia, psicóloga e professora do curso de Psicologia da Universidade do Oeste de Santa Catarina – UNOESC CHAPECÓ.

Alisson Júnior Cozzer, Unoesc Campus Chapecó
Monitor de Avaliação Psicológica do curso de Psicologia da Universidade do Oeste de Santa Catarina – UNOESC CHAPECÓ.
Publicado
28-08-2018
Como Citar
Garghetti, F., & Cozzer, A. (2018). TESTAGEM PSICOLÓGICA DE REEDUCANDOS DE UM COMPLEXO PENITENCIÁRIO DO OESTE DE SANTA CATARINA. Seminário De Iniciação Científica, Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão E Mostra Universitária. Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/18059