Revitalização de espaços urbanos: Cidade de Buenos Aires

  • Marcia Regina Sartori DAMO Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Rubia Amancio Universidade do Oeste de Santa Catarina

Resumo

Há cerca de muito tempo, encontramos grandes dificuldades na criação de novos espaços urbanos para a amplitude geral do bem estar da comunidade e também a mobilidade em geral. Os espaços urbanos estão cada vez mais concentrados de edificações verticais e veículos de uso pessoal, ou seja, concentrando cidades com grandes demandas oriundas da construção civil e automobilística. Desta forma, se faz muito importante a intervenção com melhorias através da revitalização urbana, objetivando trazer mais vida aos espaços, ocupando eles de forma melhor e auxiliando na demanda necessária para a comunidade. Pensar em urbanismo, é falar de mobiliários urbanos, sustentabilidade, mobilidade, paisagismo, integração cidade e população, expandir e incentivar a utilização de transportes públicos, diminuindo assim o tráfego e visando melhorias do meio ambiente e certamente da saúde. A importância da revitalização urbana está concentrada na importancia que o ser humano em geral passa o dia todo em seu trabalho, tem uma vida extremamente corrida e com pouco tempo para o lazer, trabalhando com novos espaços fará com que a mobilidade proporcione uma melhor qualidade de vida, revitalizando novos espaços e possibilitando a reutilização do mesmo, de forma atrativa e agradável.  O estudo de caso para esta pesquisa é as ações empreendidas para a revitalização Urbana na cidade de Buenos Aires, visando às melhorias e formas de trabalhar o urbanismo para a melhor qualidade de vida.

Biografia do Autor

Marcia Regina Sartori DAMO, Universidade do Oeste de Santa Catarina
Doutora em Engenharia Civil na Área de Cadastro Técnico Multifinalitário e Gestão Territorial - UFSC, Mestre em Engenharia Civil pela UFSC, professora e coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNOESC.
Publicado
28-08-2018
Como Citar
DAMO, M., & Amancio, R. (2018). Revitalização de espaços urbanos: Cidade de Buenos Aires. Seminário De Iniciação Científica, Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão E Mostra Universitária. Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/18046