O TRABALHO DAS AGENTES COMUNITÁRIAS DE SAÚDE

  • Jaqueline Martins Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Ysa Carolina Boaventura Universidade do Oeste de Santa Catarina.
  • Paula Brustolin Xavier Universidade do Oeste de Santa Catarina

Resumo

A Atenção Básica de Saúde tem como estratégia diminuir o hiato entre os usuários de saúde e consolidar uma equipe de trabalho para atender as demandas da população. A pesquisa objetivou conhecer as dificuldades dos agentes comunitários de saúde (ACS) em seu campo de trabalho. O método utilizado foi o relato de experiências vivenciadas durante visitas domiciliares com as ACS nas Estratégias de Saúde da Família em Luzerna e Joaçaba no primeiro semestre de 2018. Dentre as dificuldades relatadas pelos agentes de saúde destaca-se: a falta de transporte até localidades afastadas, a necessidade de apoio psicológico para as famílias (principalmente idosos) e o descaso das famílias com melhor renda em relação as ACS.

 Evidenciou-se que o agente comunitário enfrenta diversos problemas que precisam de atenção devido à relevância que possui na Estratégia de Saúde da Família e no SUS. Estratégias junto ao gestor de saúde para facilitar a locomoção dos ACS aos locais mais longínquos contribuirá para maior demanda de visitas, como também valorizará o seu trabalho. A dependência do apoio psicológico prestada pelos agentes comunitários, principalmente aos idosos, demonstra a importância da saúde mental para a comunidade, e reafirma a necessidade de políticas públicas mais efetivas e acessíveis para lidar com essa situação. E por fim, se faz necessário que medidas de educação em saúde sejam desenvolvidas junto as famílias de maior poder aquisitivo para que entendam o papel do ACS como um elo entre o serviço de saúde e a comunidade, objetivando a promoção de saúde e qualidade de vida.

Palavras-chave : Agentes Comunitários de Saúde. Atenção Básica. Saúde. Estratégia de Saúde da Família.

Biografia do Autor

Jaqueline Martins, Universidade do Oeste de Santa Catarina
Acadêmica de Medicina
Publicado
28-08-2018
Como Citar
Martins, J., Boaventura, Y., & Xavier, P. (2018). O TRABALHO DAS AGENTES COMUNITÁRIAS DE SAÚDE. Seminário De Iniciação Científica, Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão E Mostra Universitária. Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/18019
Edição
Seção
Joaçaba - Pesquisa