PRÁTICAS DE GESTÃO DE CONHECIMENTO: UM ESTUDO EM EMPRESAS DE BASE TECNOLÓGICA

  • Graciele Tonial Professora da Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC
  • Lucas Paganini de Souza Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC

Resumo

A criação de organizações de base tecnológicas é algo que tem crescido no cenário organizacional atual. Estas empresas apresentam distintas maneiras de gerir o conhecimento, sendo atrelado ao seu nível de inovação tecnológica. O objetivo do estudo é analisar de forma qualitativa e descritiva, as práticas de gestão do conhecimento das empresas base tecnológicas (EBT’s) alocadas na Incubadora Tecnológica de Luzerna (ITL). A obtenção de dados aconteceu por meio de pesquisa documental e de campo, através de entrevista com gestores, diretores e ou proprietários das EBT’s, com um  roteiro semiestruturado, de acordo com as práticas de gestão de conhecimento sugeridas por Kianto e Andreeva (2014). Os dados foram analisados de forma descritiva. Os principais resultados apontam que asprinicpais práticas de gestão do conhecimento declaradas pelas emrpesas são as que abordam a cultura e estrutura organizacional. É importante destacar que as empresas declaram não possuir um programa formal de gestão de conhecimento implantado e definido, assim tendo desenvolvimento de conhecimento de forma tácita.

Biografia do Autor

Graciele Tonial, Professora da Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC

Mestre pela Universidade do Vale do Itajai - UNIVALI

Doutoranda pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Lucas Paganini de Souza, Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC
Aluno do curso de Administração da Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC
Publicado
28-08-2018
Como Citar
Tonial, G., & Souza, L. (2018). PRÁTICAS DE GESTÃO DE CONHECIMENTO: UM ESTUDO EM EMPRESAS DE BASE TECNOLÓGICA. Seminário De Iniciação Científica, Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão E Mostra Universitária. Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/18000
Edição
Seção
Joaçaba - Ensino