ESPAÇO DE COWORKING: Reabilitação arquitetônica do edifício Clube Recreativo Maravilha no município de Maravilha - SC

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo buscar embasamento sobre os espaços de coworking e o conceito de retrofit em edificações que necessitam de reabilitação arquitetônica, esse visa auxiliar a elaboração da proposta arquitetônica de um espaço de coworking. Desde a antiguidade, os locais de trabalho, de uma forma ou outra, sempre estiveram presentes na vida do homem, tendo sua origem na necessidade de ter um espaço adequado para a organização e gestão das atividades. Atualmente, com a constante evolução do mundo contemporâneo e do cenário político-econômico, transformaram a forma de organização dos espaços físicos de trabalho. A produtividade e o bem-estar são preocupações que fizeram os espaços corporativos evoluírem junto com a evolução mundial, possibilitando o surgimento de espaços de trabalho alternativos aos edifícios comerciais, sendo o coworking, um modelo de trabalho em constante crescimento. Através da pesquisa bibliográfica, procurou-se compreender a evolução dos ambientes de trabalho, bem como a percepção dos ambientes de trabalho colaborativo, além de conceitos de retrofit, que podem auxiliar no desenvolvimento do anteprojeto. Na sequência, realizou-se estudos mais aprofundados sobre dois espaços de coworking, com o objetivo de compreender seu funcionamento e seu fluxo, além do programa de necessidades. Por fim, realizou-se a escolha da edificação a ser reabilitada e aprofundou-se os estudos das condicionantes legais e naturais, assim como os aspectos físicos da edificação escolhida para a implantação da proposta, que será desenvolvida posteriormente. 

Palavras-chave: Coworking. Ambientes de trabalho. Espaços compartilhados. Retrofit. Reabilitação arquitetônica. Intervenção.

 

Publicado
28-08-2018
Como Citar
Ranzan, L., & Taube, J. (2018). ESPAÇO DE COWORKING: Reabilitação arquitetônica do edifício Clube Recreativo Maravilha no município de Maravilha - SC. Seminário De Iniciação Científica, Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão E Mostra Universitária. Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/17986
Edição
Seção
São Miguel do Oeste - Ensino