AVALIAÇÃO DA INFLUÊNCIA DA COMBINAÇÃO ENTRE DIFERENTES TIPOS DE CIMENTO COM TIPOS DISTINTOS DE ADITIVOS REDUTORES DE ÁGUA EM PASTA DE CIMENTO

  • Maiara Foiato UNOESC
  • Suellen Karine Cervelin

Resumo

O concreto, material dominante na construção civil, vem se aperfeiçoando com o emprego de novos materiais que beneficiam suas propriedades como os aditivos químicos. Sendo os redutores de água os aditivos mais consumidos no mundo, o presente trabalho teve por objetivo analisar amostras confeccionas com três tipos de cimento (CPII Z-32, CPII F-40 e CPV ARI) combinados com dois tipos de aditivos redutores de água (plastificantes e superplastificantes) de marcas distintas, adicionando o aditivo em três modos: simultaneamente com água, diluído em água e após repouso de 2min da pasta de cimento.  O modo e o momento de adição dos aditivos tiveram grande influência na trabalhabilidade e na resistência à compressão das pastas estudadas, sendo que cada cimento apresentou comportamento de forma distinta. Houve um incremento na resistência à compressão na grande maioria das amostras aditivadas se comparadas com as sem aditivo. As maiores resistências foram obtidas pelas pastas que apresentaram as melhores trabalhabilidades. Os aditivos à base de lignosulfonatos (plastificantes) promoveram um retardo acentuado de pega e endurecimento para todos os tipos de cimento. Não se pode classificar nenhuma combinação como melhor ou pior desempenho pois não se observou um comportamento uniforme nas diferentes propriedades avaliadas. Conclui-se assim que há uma grande influência de fatores químicos e físicos na preparação de misturas com componentes complexos como o cimento e o aditivo.
Publicado
28-08-2018
Como Citar
Foiato, M., & Cervelin, S. K. (2018). AVALIAÇÃO DA INFLUÊNCIA DA COMBINAÇÃO ENTRE DIFERENTES TIPOS DE CIMENTO COM TIPOS DISTINTOS DE ADITIVOS REDUTORES DE ÁGUA EM PASTA DE CIMENTO. Seminário De Iniciação Científica, Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão E Mostra Universitária. Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/17982
Edição
Seção
Joaçaba - Ensino