EXISTE RESISTÊNCIA DE ESCHERICHIA COLI PRESENTE EM ÁGUA DE ABASTECIMENTO PÚBLICO NO MUNICÍPIO DE XANXERÊ, SC, EM RELAÇÃO À ANTIMICROBIANOS?

  • Évellyn Ariana Bernardi Unoesc Xanxerê
  • Mônica Raquel Sbeghen UNOESC-SC

Resumo

A presença de bactérias gram-negativas resistentes à fármacos é preocupante. Determina-se hoje que a água é um veículo potencialmente eficiente na transmissão de microrganismos patogênicos. Dentre as doenças que acometem o ser humano, as infecções gastrintestinais evidenciam-se, especialmente as que são causadas por Escherichia coli. A resistência antimicrobiana tornou-se o principal problema de saúde pública no mundo. Considerando-se esses fatores, é necessário analisar  qual é o perfil de resistência à antimicrobianos por parte da E. coli. O estudo ocorreu no município de Xanxerê - SC, sendo quatro pontos aleatórios de coleta dentro da malha urbana do município, no qual todos são abastecidos por água de poços tubulares profundos. As coletas foram realizadas durante cinco meses, com início em maio/2018 e finalização em setembro/2018, seguindo as normas estabelecidas pelo Ministério da Saúde. Após a coleta, todas as amostras foram inoculadas em placas com meio de cultura específico para Escherichia coli e incubadas por 48 horas em estufa a 37°C. Seguidamente, o isolamento da bactéria e a preparação do inóculo para teste de antibiograma seguirão os padrões estabelecidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Serão testados os antibióticos comerciais Amoxicilina + Ácido Clavulânico e Estreptomicina. Como resultados parciais, obteve-se a ausência de E. coli nas amostras de água coletadas, não sendo possível fazer o teste de antibiograma até o momento.
Publicado
28-08-2018
Como Citar
Bernardi, Évellyn A., & Sbeghen, M. R. (2018). EXISTE RESISTÊNCIA DE ESCHERICHIA COLI PRESENTE EM ÁGUA DE ABASTECIMENTO PÚBLICO NO MUNICÍPIO DE XANXERÊ, SC, EM RELAÇÃO À ANTIMICROBIANOS?. Seminário De Iniciação Científica, Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão E Mostra Universitária. Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/17866
Edição
Seção
Xanxerê - Pesquisa