GASTO CALÓRICO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Resumo

O gasto energético é também conhecido como gasto calórico. É a relação que compreende dois fatores: a ingestão calórica que precisamos para viver e as calorias que consumimos por meio das diferentes atividades diárias. É um conteúdo importante, devendo ser trabalhado com jovens e adolescentes, a fim de que conheçam, pratiquem atividades físicas adquirindo hábitos de alimentação saudável. Este projeto teve como objetivo fortalecer o conhecimento geral dos alunos a respeito do gasto energético, estimular os alunos a cuidarem melhor do próprio corpo.

A intervenção foi realizada na EEB Felippe Rauen, de Jaborá, SC, com adolescentes de 13 a 18 anos. No primeiro momento foi observada a intensidade das aulas de Educação Física, após as observações foi estudado o gasto calórico dos alunos durante a aula. Posteriormente, por meio de conversas, palestras, atividades recreativas e dialogadas, foi repassado para os adolescentes explicações referentes à importância do gasto energético. Em seguida foi realizado um programa de exercício para obtermos dados suficientes para a realização do cálculo do gasto energético dos alunos. Foram obtidos bons resultados e a participação dos alunos foi essencial para o excelente andamento das aulas, pois passaram a compreender melhor o assunto e, acredita-se que poderão exercitar-se diariamente com hábitos de alimentação saudável. Este projeto foi fundamental para um aprendizado acadêmico na vivência laboral e oportunizou aprimorar conhecimentos e metodologias, valorizando o conhecimento dos demais profissionais da área e o conhecimento do aluno.

Publicado
28-08-2018
Como Citar
Savoldi, J. A. T., & Baretta, E. (2018). GASTO CALÓRICO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. Seminário De Iniciação Científica, Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão E Mostra Universitária. Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/17812
Edição
Seção
Joaçaba - Ensino