CONTABILIDADE DE AGRONEGÓCIOS: RESULTADO DA PRODUÇÃO DE LEITE EM UMA PROPRIEDADE RURAL DO INTERIOR DE CHAPECÓ-SC

  • Carla Cazella
  • Guilherme Henrique CARLOTTO

Resumo

Este estudo será desenvolvido em uma propriedade rural localizada no interior de CHAPECÓ-SC, aonde serão apuradas as receitas, custos e o efetivo lucro da atividade leiteira lá desenvolvida. O estudo será realizado no período de 01/04/2018 à 20/12/2019 e os dados serão coletados por meio de entrevista semiestruturada, questionário e observação, seguindo um protocolo de estudo de caso para coleta de dados. Para a análise e interpretação dos resultados obtidos, as informações coletadas serão organizadas em planilhas eletrônicas do Excel® e serão utilizados os conceitos de contabilidade e a estrutura das demonstrações contábeis com o auxílio das técnicas de custeio. Este estudo possibilitará apurar os custos de produção da atividade analisada e também fazer uma comparação entre as despesas e receitas da propriedade durante o período estudado, bem como resultados contábeis, financeiros e operacionais, em um cenário aonde os produtores estão sofrendo com a competitividade e as industrias tem a capacidade de barganhar os preços. Mesmo assim, os valores apresentados neste estudo serão variáveis, tendo a possibilidade de serem alterados em outros períodos, devido a alimentação diferenciada, a manutenção de instalações, máquinas e equipamentos, entre outros fatores. Ainda existe muito a ser desenvolvido em relação a utilização das ferramentas contábeis na área rural, neste sentido, o estudo fará recomendações ao proprietário para que este possa continuar com o cálculo dos custos e a análise do seu resultado para ter um controle da situação real da propriedade.

Biografia do Autor

Carla Cazella
Mestre em Educação pela Universidade do Oeste de Santa Catarina ( UNOESC) , Especialista em Gestão Escolar (2008), Graduada em Administração pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (2002)CRA/SC 22370. Vinculada ao Grupo de Pesquisa Processos Educativos e ao grupo de Pesquisa Gestão Organizacional. Capacitação pela Clinton Center For Teaching And Learning em Ensino de Empreendedorismo e Negócios. Coordenadora do Curso de Administração da Unoesc Chapecó-SC desde 2012, Coordenadora do Curso de Pós-graduação - Especialização em Gestão Estratégica de Recursos Humanos na Unoesc Chapecó, Coordenadora do MBA em Gestão Empresarial - Unoesc Chapecó/SC. Articuladora do NDE Institucional do Curso de Administração da UNOESC. Professora de Metodologia Científica, Metodologia da Pesquisa, Planejamento Estratégico , Comportamento Organizacional e Negoiação. Professora Tutora na Unoesc Virtual. Membro do Núcleo do Jovem Empreendedor - ACIC Chapecó , Membro da CDL Jovem Chapecó-SC.Em 2012 coordenou a implantação da Empresa Junior - Lidera Junior Unoesc Chapecó. Membro do Conselho de Gestão da Unoesc Campus de Chapecó/SC.Membro do Comitê Gestor do Centro de Gestão e Empreendedorismo da Unoesc Campus de Chapecó -SC. Sócia da Asta Assessoria para Preparação de Sucessores de Empreendimentos Familiares:
Guilherme Henrique CARLOTTO

Academico Curso de Ciencias Contábeis Unoesc Chapecó

Bolsista art. 171 2018 

Publicado
28-08-2018
Como Citar
Cazella, C., & CARLOTTO, G. H. (2018). CONTABILIDADE DE AGRONEGÓCIOS: RESULTADO DA PRODUÇÃO DE LEITE EM UMA PROPRIEDADE RURAL DO INTERIOR DE CHAPECÓ-SC. Seminário De Iniciação Científica, Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão E Mostra Universitária. Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/17766
Edição
Seção
Chapecó - Pesquisa