Perfil motivacional, formas de estudo e satisfação com a vida de estudantes universitários

  • Daniel Augusto Honório Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Josiane Aparecida Jesus Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Gracielle Fin Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Rudy José Nodari Júnior Universidade do Oeste de Santa Catarina

Resumo

A análise do perfil motivacional em ambientes educacionais vem sendo considerada por diversas instituições de ensino de nível básico ou superior, bem como a análise das abordagens de aprendizagem e satifação com a vida de estudantes universitários. O objetivo desse estudo é identificar os perfis motivacionais, as formas de estudo e a  satisfação com a vida de estudantes universitários. A amostra foi composta por 761 acadêmicos ingressantes e concluintes dos cursos das três áreas de conhecimento da Universidade do Oeste de Santa Catarina, campus de Joaçaba. Para avaliar a motivação dos acadêmicos foi utilizada a Escala de Motivação Situacional, para medir os enfoques de aprendizagem o instrumento utilizado foi o Questionário Revisado do Processo de Estudo, e para avaliar a satisfação com a vida dos acadêmicos, foi utilizada a Escala de Satisfação para a Vida. O perfil motivacional dos acadêmicos se mostrou mais auto-determinado, ligado à regulação identificada e motivação intrínseca. Suas abordagens de estudo estão relacionados à motivações profundas porém muitos apresentam abordagens superficiais. Além disso, mostraram-se razoávelmente satisfeitos  com a vida. Os resultados obtidos reforçam a necessidade de análises mais aprofundadas sobre as formas de estudo, a motivação para as escolhas relacionadas a profissão e o sentimento de satisfação com a vida em universitários. Conhecer as informações relacionadas ao perfil motivacional dos universitários permite a elaboração de intervenções mais eficazes por parte do corpo docente das instituições de ensino.

Biografia do Autor

Daniel Augusto Honório, Universidade do Oeste de Santa Catarina
Graduando em Medicina na Universidade do Oeste de Santa Catarina de Joaçaba; Bolsista de Iniciação Científica;
Josiane Aparecida Jesus, Universidade do Oeste de Santa Catarina
Especialista em Fitness e Personal Trainer; Docente da Universidade do Oeste de Santa Catarina de Joaçaba;
Gracielle Fin, Universidade do Oeste de Santa Catarina
Mestre em Biociências e Saúde; Docente da Universidade do Oeste de Santa Catarina de Joaçaba;
Rudy José Nodari Júnior, Universidade do Oeste de Santa Catarina
Doutor em Ciências da Saúde; Docente da Universidade do Oeste de Santa Catarina de Joaçaba;
Publicado
28-08-2018
Como Citar
Honório, D. A., Jesus, J. A., Fin, G., & Nodari Júnior, R. J. (2018). Perfil motivacional, formas de estudo e satisfação com a vida de estudantes universitários. Seminário De Iniciação Científica, Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão E Mostra Universitária. Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/17715
Edição
Seção
PIBIC- CNPq